Grupo se encontra perto de iniciar as gravações de seu álbum de estreia através de financiamento coletivo
Por Luiz Athayde
Há cerca de três anos, a banda inglesa de atmospheric rock Anathema anunciava um hiato sem a menor previsão de retorno. Em seu site oficial, o grupo explicou que a separação foi uma consequência da pandemia do Covid-19, que por sinal, se encontrava em seu momento mais crítico.
No comunicado, a banda salientava que “como indivíduos, agora é hora de seguir outros caminhos na vida”, e agradecia pela “generosidade que todos vocês [os fãs] demonstraram após o cancelamento inesperado de nossa turnê”.
A decisão parecia tão draconiana que pouco tempo depois, seus seguidores viram os instrumentos serem anunciados, ao mesmo tempo que a esperança de uma volta ia se esvaindo. No entanto, em maio de 2021, o guitarrista Daniel Cavanagh anunciou um álbum solo, intitulado Cellar Door. Dias depois, veio a surpresa: o lançamento de um novo projeto, sob a alcunha Weather Systems.
“Olá a todos. Só para informá-los de que, após o Cellar Door, haverá um novo projeto intitulado Weather Systems. Tomando o nome do álbum, a música será uma continuação do legado da banda anterior”, mostra a nota oficial. “Até o momento, esse é um projeto do Daniel, mas pode se expandir. Muitas bênçãos a todos.”
Na verdade, ainda hoje, o line-up completo segue incógnito. Por ora, além de Danny, o núcleo criativo é formado pelos ex-Anathema, Daniel Cardoso (teclado), e o amigo de infância do guitarrista e colaborador de longa data, John Douglas (bateria).
Obviamente as coisas estão bem distantes de se tornarem um mar de flores. Antes de qualquer retomada, Danny tenta cometer suicídio (novamente) e tempos depois a banda emitiu um comunicado (hoje indisponível), atualizando os fãs sobre seu estado de saúde.
“Queremos que vocês saibam que infelizmente a vida tem sido muito difícil para um dos membros da nossa banda, Dan, nos últimos dois anos, e ele tentou suicídio. Ele está sob uma depressão crônica e profunda há anos”, diz o comunicado, que continua a seguir:
“Ele sobreviveu à tentativa de suicídio e está melhorando. É um milagre que ele tenha sobrevivido nos últimos dois anos. Ele nunca saiu de casa por um ano e, ao contrário das teorias, ele nunca foi internado de forma alguma e nunca em sua vida teve contato da polícia ou dos serviços psiquiátricos.”
“Dan é um ser humano razoavelmente decente que parece ter se perdido. Não é ele mesmo há anos. Ele foi voluntariamente ao hospital uma vez por alguns dias, para evitar a possibilidade de cometer suicídio, mas aparentemente a instalação do NHS era ainda mais deprimente. O NHS (serviço de saúde nacional britânico) precisa de ajuda e estamos doando 10% do nosso GoFundMe para a caridade mental.
Agora estamos trabalhando para trazer algo de bom para o mundo. Dan quer melhorar como ser humano e ser um homem melhor, e nunca mais fazer algo tão estúpido. Seu médico também está tentando o seu melhor para evitar que aconteça novamente.
Ele está sob cuidados profissionais de saúde mental e é muito dedicado aos 12 passos de recuperação de vícios, dos quais ele é muito ativo. Dan foi diagnosticado com depressão profunda, ansiedade horrível crônica diária, transtorno de estresse pós-traumático complexo por 25 a 30 anos, e ele tem TDAH. Ele não é ele mesmo há 4 anos, pelo menos.
Muitos de vocês compartilham esse tipo de luta. Talvez a música seja parte da cura.
Lições difíceis foram bem aprendidas. Este foi o mais difícil. As lições foram aprendidas. Talvez seja por isso que temos tempos difíceis.
Desejamos a Dan uma boa recuperação. Obviamente, não tínhamos certeza se postar isso era uma boa ideia, mas a verdade é a verdade, e talvez seja hora de você ouvir.
Bênção e amor e perdão
Nós realmente esperamos que todos vocês, cada um de vocês, sem exceção, vivam vidas felizes e abençoadas.”
Entre covers esboços de canções inéditas compartilhadas no Soundcloud, surgiram dois singles extraordinários: “Still Lake” e “Do Angels Sings like Rain?” E a mais nova música “Synaesthesia. Esta traz boa parte dos elementos que moldaram a segunda era do Anathema; rock melodioso, atmosférico e incontestavelmente progressivo – com acenos ao seu passado doom metal.
O feedback dos fãs foi naturalmente positivo, fazendo crescer ainda mais a vontade dos músicos de registrarem seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Ocean Without a Shore.
Mas a realização do projeto somente será possível através do GoFundMe (o mesmo que irá custear o tratamento de Danny), financiamento coletivo capitaneado pelo fã eslovaco Daniel Ziak.
“Sou um fã de longa data do Anathema. Para mim, foi mais do que música. Tem sido meu amigo, meu companheiro, meu lugar para ir, meu abrigo, minha energia nas horas sombrias e minha alegria quando a vida é boa”, escreveu.
Ele continua: “Juntei todo o meu dinheiro e comprei um dos violões do Danny para que eu pudesse dar esse instrumento especial de volta a ele. O investimento valeu a pena. Pouco tempo depois, Danny entrou em contato comigo para agradecer.
“Eu gostaria de poder fazer mais. Infelizmente minhas possibilidades individuais são limitadas, então decidi iniciar essa campanha de arrecadação de fundos. Depois de entrar em contato com Danny para confirmar que ele estava aberto a essa ideia, ele decidiu que queria escrever algumas palavras para deixar claro que essa iniciativa é real.”
A campanha não somente é real como já se encontra na reta final. Segundo a banda: “Gravaremos o álbum em breve. Será um disco especial, uma sequência do clássico de 2012, Weather Systems”.
Após agradecerem “pelo constante apoio”, o grupo acrescentou: “Encerraremos a campanha de arrecadação de fundos quando atingirmos o valor total. Por favor, ajudem se puderem. É muito difícil de ser bem-sucedido no negócio da música, e precisamos de vocês.”
Para doar qualquer valor para a realização do álbum Ocean Without a Shore, bem como o custeio do tratamento de Danny Cavanagh, acesse este link. Ouça “Synaesthesia” a seguir: