The Specials dá palinha de álbum de covers com “Freedom Highway”, dos Staple Singers
Foto: Divulgação

The Specials dá palinha de álbum de covers com “Freedom Highway”, dos Staple Singers

‘Protest Songs – 1924-2012’ chega em 24 de setembro

Por Luiz Athayde

Os seminais ingleses do ska/pop The Specials anunciaram recentemente o álbum de covers Protest Songs – 1924-2012.

Entre as releituras, estão músicas de nomes como Frank ZappaBob Marley e Leonard Cohen. Mas a faixa escolhida para aquecer os fãs foi “Freedom Highway” do grupo Staple Singers. A música foi inspirada nas marchas de Selma a Montgomery de 1965; uma série de três manifestações – sendo a primeira, conhecida como “Domingo Sangrento” – em prol dos direitos civis dos afroamericanos, que culminou na aprovação da Lei dos Direitos ao Voto. 

Em nota, a banda comentou mais sobre o processo criativo que gerou o futuro disco:

“O início de 2020 nos viu juntos fazendo um disco de reggae antes de cada um de nós pegasse Covid-19 e ter que colocar o álbum no gelo”, disse o grupo no Twiter (via Rolling Stone). “Durante a primeira quarentena, o assassinato de George Floyd em Minneapolis irradiou ondas de choque de protesto e debate em todo o mundo. Então, quando pudemos nos encontrar novamente durante o verão, Terry sugeriu que fizéssemos um tipo diferente de registro em resposta aos eventos recentes.” 

Eles finalizam dizendo: “O desejo de protestar contra o que está errado com o mundo e sugerir como poderia ser melhor é tão antigo quanto a canção, e os Especiais têm uma história de protestos e lutas por justiça e igualdade.”

O novo trabalho da formação britânica chega no dia 24 de setembro em vinil e no formato digital. Pré-venda disponível neste link. Ouça o single aqui.

Deixe um comentário