‘Asterismyth’ se encontra disponível nas plataformas digitais
Por Luiz Athayde
Stefanos Kozanis não é muito de lançar músicas soltas. Pelo contrário: seu lance é disco cheio, conceitual. Como o novíssimo Asterismyth, editado em 25 de outubro via Jazz Breeze Records.
Aliás, o nome da gravadora já denota sua proposta musical. No entanto, entre o emaranhado jazzístico também há elementos de música clássica e de suas raízes gregas.
A faixa escolhida para promover o registro é “Virgo” justamente por se apresentar como uma síntese sônica desta abordagem. Embora seja apenas uma fração deste conjunto de estrelas.
“Cada peça é inspirada em uma constelação diferente e em sua contraparte mitológica da antiga tradição grega, combinando melodias intrincadas e paisagens sonoras atmosféricas para evocar as maravilhas celestiais e as histórias atemporais das estrelas”, diz o músico em nota.
O sucessor de Dedications (2023) contou essencialmente com músicos de Atenas, incluindo, além do pianista e compositor, Katerina Konstantinou nos vocais e nas letras, Dimitris Margaritis no violino e na poesia, Stefanos Kostas Patsiotis no contrabaixo e Nikos Sidirokastritis na bateria.
Confira a ‘constelação’ a seguir.
A biografia de Stefanos Kozanis não foge à regra quanto a gênese musical. Seus estudos começaram enquanto bem novo, através do violão clássico, passando pelo órgão e claro, muita teoria. O piano clássico veio na sequência com o professor Athanassios Trikoupis, na Universidade Técnica Nacional de Atenas, na Grécia.
Seu passo seguinte foi se diplomar em jazz, após ter aulas com Giorgos Micros (piano de jazz) e Sylvios Syrros (improvisação de jazz), no Conservatório Athenaeum.
Nos palcos, suas credenciais giram em torno do circuito grego de corais, orquestras, mas também acompanhando artistas da cena ateniense de jazz. Em 2023, ele fez sua estreia como líder de banda ao ajudar a fundar o Nassia Gofa and the Jazz Tales, que inclusive soltou seu novo álbum, Herkyna, em julho do mesmo ano.
Gostou de “Virgo”? Agora ouça o álbum na íntegra abaixo.