Clássico absoluto dos escoceses de Glasgow graças a um belo empurrão de um certo single
Por Luiz Athayde
Mais um álbum clássico aniversariando hoje. Em seu oitavo registro, o Simple Minds saltava de vez para o estrelato com Once Upon a Time.
Gravado no The Town House, Inglaterra, a trupe do vocalista Jim Kerr contou com a assinatura de Jimmy Lovine e Bob Clearmountain. Eis alguns “tópicos” no currículo de ambos: Rolling Stones, U2, The Church, Bryan Adams, Hall & Oates, John Lennon, Paul McCartney e vai. A produção?Uma das mais cristalinas da década de 80.
O disco foi cercado por expectativas, já que a banda desfrutava do sucesso do single “Don’t You (Forget About Me)”, lançado em fevereiro daquele ano para a trilha do filme Clube dos Cinco, do diretor John Hughes.
Inclusive, a relutância para gravar a faixa composta por Keith Forsey e Steve Schiff foi enorme justamente por não se tratar de uma música do grupo. A solução encontrada foi, após algumas discussões, gravar a música com Kerr assinando a letra, mas sem mexer no refrão.
Quando Once Upon a Time saiu (pelo carimbo A&M), o misto de ira e decepção: todos esperavam que o hit sairia no álbum. Em contrapartida, emplacaram outros hits como “All the Things She Said” (número 9 no Reino Unido e 28º lugar nos Estados Unidos), “Sanctify Yourself” (número 10 no Reino Unido e número 14 nos Estados Unidos) e a fantástica “Alive and Kicking” (número 7 no Reino Unido e terceiro lugar nos EUA).
Obviamente a mesma ganhou videoclipe incessantemente transmitido na MTV, mas praticamente todo o álbum teve cadeira cativa nos setlists da banda durante boas turnês.
Entre a excelente receptividade, vale citar o primeiríssimo lugar na parada britânica, a décima posição no Top 10 da Billboard, e as 16 semanas em que o álbum se manteve no Top 20, também da Billboard. Já nos veículos especializados, 4 estrelas e meia de 5 no AllMusic, 4 de 5 estrelas no Record Collector e 3 estrelas e meia de 5 no The Rolling Stone Album Guide.
No Brasil, Once Upon a Time saiu primeiramente em Cassete pelos carimbos Virgin e RCA Records. Em LP o álbum ganhou edições em 1986 e 1989, e em CD somente em 1995, todos pela Virgin. No dia 4 de dezembro de 2015 o álbum ganhou uma caprichada caixa comemorativa contendo 5 CDS e 1 DVD entre vídeos, remasterizações, remixes, b-sides e raridades. É possível encontrar no subterrâneo mercado de colecionadores por aproximadamente 500 notas.
Ainda:
+ Em 2013 a faixa “All the Things She Said” figurou a trilha do jogo Grand Theft Auto V.
+ Antes do Simple Minds, Keith Forsey ofereceu “Don’t You (Forget About Me)” para Bryan Ferry e posteriormente para Billy Idol, mas ambos recusaram.
Pingback: The Breakfast Club: saiba algumas curiosidades sobre o icônico filme de John Hughes - Class of Sounds