Músico americano lançou mão de instrumentos indianos a fim de interagir com a bateria e o violão
Por Luiz Athayde
O guitarrista estadunidense de jazz fusion Scott Emmerman lançou recentemente seu novo álbum de estúdio, Spheres. E apenas meses depois de Roger Park, disco com “feat.” do baterista Marty Zevin.
No entanto, ele resolveu soltar a faixa-título como cartão de visitas intitulado nas plataformas digitais. A mesma revela o lado mais étnico do guitarrista de Chicago, que tem o blues e o R&B como grandes influências – em especial, Jimi Hendrix.
Sua curta duração acaba por dar foco ao dinamismo provido por instrumentos indianos e uma interação cinética de bateria e violão.
Porém, o resultado está longe de ser uma pretensiosa composição voltado para músicos do gênero. Mas o inverso: qualquer afeiçoado à boas melodias e o virtuosismo inerente ao terreno da música oriental poderá adentrar facilmente nesse universo.
Ouça abaixo:
A biografia sônica de Scott Emmerman no âmbito profissional remete aos tempos de líder da Treeborn, banda que jazz rock/folk que chegou a editar um álbum, Inner Flight, em 1975.
Embora tenha Hendrix como gênese, sua iniciação no jazz, em especial, o fusion, foi após descobrir a música do guitarrista britânico John McLaughlin (Mahavishnu Orchestra, Miles Davis).
Suas credenciais aumentam após se mudar para Los Angeles em 1980. As mesmas ainda incluem participações e colaborações com nomes como Walter Jackson, Bobby Womack, Tim Weisberg, e registros com a banda Equinox. Além de ter duas composições como trilhas sonoras no Weather Channel.