Músico britânico se ausentou da banda no último ano, para dar início ao tratamento
Por Luiz Athayde
Roger O’Donnell está lutando contra o linfoma. O tecladista do The Cure aproveitou que setembro é o mês da conscientização sobre o também conhecido como “câncer de sangue” para vir a público e contar um pouco sobre processo do tratamento, bem como seu estado de saúde.
O relato foi postado nas redes sociais do músico britânico, onde ele revela:
“Em setembro do ano passado, fui diagnosticado com uma forma muito rara e agressiva de linfoma. Ignorei os sintomas durante meses, mas finalmente fiz um exame e, após a cirurgia, o resultado da biópsia foi devastador”, escreveu O’Donnell, sobre a doença diagnosticada em setembro de 2023.
Ele continua: “Já completei 11 meses de tratamento com alguns dos melhores especialistas do mundo e com segundas opiniões e orientações das equipes que desenvolveram os medicamentos que eu estava recebendo.
Tive o benefício da mais recente imunoterapia de ficção científica e de alguns medicamentos que foram usados pela primeira vez há 100 anos. A última fase do tratamento foi a radioterapia, que também foi um dos primeiros tratamentos desenvolvidos contra o câncer.”
“Estou bem e o prognóstico é fantástico. A morte bateu à porta e nós não respondemos. O câncer PODE ser vencido, mas se for diagnosticado cedo o suficiente, terá uma chance muito maior, portanto, tudo o que tenho a dizer é: FAÇA O TESTE, se tiver o menor pensamento de que pode ter sintomas, vá e faça um exame.
Por fim, se você conhece alguém que está doente ou sofrendo, converse com essa pessoa, cada palavra ajuda, acredite em mim, eu sei. Também gostaria de agradecer aos meus médicos, todos as estrelas do rock [que me apoiaram], a todos os enfermeiros e técnicos, aos meus amigos, à minha família e à minha companheira Mimi, pois às vezes é mais difícil estar do outro lado disso…”
Os primeiros indícios públicos surgiram em novembro do ano passado, quando The Cure, já com datas marcadas na América Latina, anunciou que Roger O’Donnell estava temporariamente fora.
“Por motivos de saúde, Roger não estará conosco na etapa latino-americana da nossa turnê mundial Shows of a Lost World – temos certeza que vocês irão se juntar a nós para desejar a ele a mais rápida das recuperações. Mike Lord entrará em cena para tocar teclado”, dizia o comunicado.
Quem comandou o posto de tecladista foi o músico e produtor Mike Lord (Stars and Sons, 4 Or 5), inclusive na apresentação realizada no Primavera Sound 2023, em São Paulo.
Em contrapartida, o Cure se prepara para lançar gravações ao vivo de suas músicas novas em eco-vinil (limitado em 5 mil cópias) no dia 1º de outubro, sob o título Novembre: Live in Paris 2022. Trata-se de “And Nothing Is Forever” e “I Can Never Say Goodbye”, recentes cadeiras cativas do repertório dos ingleses.
Também suspeita-se que são faixas presentes no mais que aguardado Songs of a Lost World, álbum ainda em processo de gestação.