Artista gaúcho aquece para o lançamento de seu segundo álbum, ‘A Assembleia Extraordinária’
Por Luiz Athayde
Dizem que o amor pelo Brasil se intensifica quando há ao menos um mínimo distanciamento geográfico.
Há tempos, o músico Rod Krieger, conhecido por ter integrado a banda Cachorro Grande, se divide entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Só isso seria o suficiente para explicar sua leitura para “Cabelos Longos”, do lendário Alceu Valença. Porém, Krieger ressalta (via Café8 Music) que “era comum escutar discografias inteiras repetidas vezes” em Portugal.
A canção original, lançada em 1974, ganhou novos contornos graças ao uso da cítara, tocada por Fabio Kidesh. Ele grava com Krieger desde o single “Louvado Seja Deus”, de 2018, então, a escolha foi natural.
“O Fabio, foi escolhido para substituir as guitarras da versão original pelo sitar, instrumento que eu tento sempre trazer para o meu trabalho pela beleza da sonoridade que ele nos entrega”, comentou o artista gaúcho.
Fabio acrescenta: “O mais legal de gravar a versão foi que mostrou como é grande o leque musical do Rod. Muitos não acreditariam se a música não fosse gravada de fato como foi e ficou sensacional”.
Ainda na parte técnica, Rod revela: “Na versão que produzi, o som da bateria eletrônica somado à linha de baixo leva o ouvinte para dentro da canção. E o sitar e a voz mais solta deram o equilíbrio que busco reforçar no meu trabalho ao misturar o eletrônico com o analógico”.
Ele continua: “As notas tocadas pelo sitar dançam dentro da música e elevam as texturas sonoras. Isso é o que faz transitar por frequências que acabam alterando a percepção. E, de certa forma, as imagens sobrepostas também conseguem este efeito.”
O âmbito pessoal também fez toda a diferença na hora de escolher o cover: “Penso que essa letra ainda faz sentido mesmo cinquenta depois. O tom irônico e sarcástico condiz muito com pensamentos que tenho em relação aos dias de hoje”, revelou Rod.
“Cabelos Longos” figura o terceiro aperitivo do novo álbum de estúdio, A Assembleia Extraordinária, agendado para sair no dia 4 de outubro via Café8 Music. Ele encerra uma sequência de singles iniciada com “Cai o Sol e Sobe a Lua” e seguida pela instrumental “Este Combio Não Para em Arroios”.
Todas ganharam videoclipes, que inclusive fazem parte de um filme assinado em parceria com o fotógrafo Daryan Dornelles, agendado para sair em 2025.
Assista a seguir.
A Assembleia Extraordinária será sequenciada por uma série de shows – com banda, importante dizer – em Portugal e no Brasil. Na terra de Cabral, Rod Krieger tocará em Leiria (11/10), Caldas da Rainha (no festival Impulso, 18/10) e Porto (19/10), enquanto por esses lados será nas cidades de Rio de Janeiro (11/12) e São Paulo (14/12).