Projeto eletrônico visa alcançar o Brasil em breve
Por Luiz Athayde
O projeto eletrônico/experimental, Retrograth, lançou recentemente seu novo EP de 4 faixas, Falsification, em todas as plataformas digitais. A assinatura, claro, é do músico e produtor sueco Claes Nordling, que desta vez mirou um pouco mais nas sombras neste registro basicamente guiado pelo prisma do synthpop.
Em resumo, ele divagou sobre seu novo trabalho: “Se virarmos as palavras de cabeça para baixo, e repetirmos as mentiras até que nossa mente seja lavada do cérebro, o que restará então? Será que as pessoas ficarão em silêncio ou apenas nos darão boas notícias?”
Emergido da cena de Estocolmo, Nordling se diz um experimentalista analógico, e, de fato, é como soa seus registros desde a classe de 2020. Ainda assim, Falsification se mostra com um nível acima em relação aos seus antecessores, por, de alguma maneira, “acertar” a mão. E graças a combinação de nuances eletrônicas de mote oitentista à atmosfera dark que paira durante os seus poucos 14 minutos – sim, poderia ser mais.
Se a esta altura, você ainda precisa de referências, apenas faça uma roda musical em sua mente, com Front 242, Kraftwerk e Depeche Mode. Na sequência, aperte o play… Ah, parênteses necessário: Claes planeja sua primeira vinda à América do Sul, incluindo possíveis apresentações no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) em junho. Mais novidades, reportaremos aqui.
Ouça o EP na íntegra a seguir: