Projeto dark synth Darkov Strange transforma luto em single e videoclipe de estreia; assista “0”

Projeto dark synth Darkov Strange transforma luto em single e videoclipe de estreia; assista “0”

Artista estoniano canalizou perda através de linhas sombrias endossada por camadas eletrônicas

Por Luiz Athayde

Não é de hoje que o sentimento de perda é matéria prima para composições sônicas, mas na esfera eletrônica, embora amplamente explorada, é pouco comentada. Ao menos até agora.

O Darkov Strange é um desses exemplos. Capitaneado pelo músico e produtor estoniano Laur Lindmäe, o projeto de orientação dark synth/industrial e conexões inconscientes com nomes do quilate de Front Line Assembly e Skinny Puppy acaba de estrear pelo carimbo Alterion records, o single e videoclipe “0”.

A inspiração veio da perda do avô de Lindmäe, resultando em uma espécie de linha tênue musical entre a agonia para aceitar a partida de um ente querido e o seguir em frente, convertido em linhas pesadas e sombrias de sintetizadores e vocais que beiram a perturbação.

Por outro lado, temos o autor extremamente sóbrio ao revelar detalhes do processo criativo (via Brutal Resonance): “Tudo simplesmente saiu de mim. Essa música serve como um estudo interno de mim mesmo e um lembrete de que a cada dia nos aproximamos da morte”, conta Lindmäe. “E eu estou bem com isso. Estar sobre o túmulo do meu antepassado é um pouco como estar sobre o meu próprio túmulo. Afinal, compartilhamos o mesmo DNA.”

Nos melhores moldes D.I.Y. (“faça você mesmo” em português), o vídeo apresenta desenhos feitos a mão, projetados para uma experiência, no mínimo, hipnótica. Assista abaixo.


Mais Darkov Strange pode ser conferido nos respectivos links:

Facebook
Bandcamp
Youtube (Alterion Records)
Spotify

Deixe um comentário