‘Normandia’ virá sob chancela do selo Paranoia Musique
Por Luiz Athayde
Paulo Metello anunciou o lançamento de Normandia, seu novo álbum solo, pelo carimbo conterrâneo Paranoia Musique.
Ele será o sucessor do intenso Saudades, Memórias e Sonhos Lúcidos (2023), e irá marcar uma nova fase em sua carreira. O primeiro single acompanhado de videoclipe, “Guarda La Bella Luna”, deixa isso bem claro. Embora as conexões que moldaram os trabalhos prévios do artista se façam presentes.
Entre as influências, estão, como o próprio descreve, “David Bowie, Roxy Music e Electric Light Orchestra”, mas também “ícones do pós-punk como Echo & The Bunnymen e The Cure, além de uma pitada contemporânea inspirada nos irlandeses do Fontaines D.C.”.
O resultado final apresenta uma visão ainda mais particular da neopsicodelia dos anos 80, já que a ideia de Metello foi trazer um equilíbrio entre a contemplação típica dos sons etéreos com a usual pegada dançante da new wave.
A letra também revela mais da sensibilidade do músico carioca ao abordar novamente o tema superação. O clipe tem direção assinada por Paulo Metello, que também contou com imagens feitas pela fotógrafa KK Reis e WV.
Conhecido no subterrâneo brasileiro de nicho pós-punk/gótico – que não é tão grande geograficamente, mas extremamente ativo –, Paulo Metello possui trabalhos em outras frentes, como Cactus Cream, Nave e NomeDeFilme.
No entanto, é desde 2019, com o debut Liquid Sky, que ele vem pavimentando o próprio caminho. Nada surpreendente se tratando da sempre esburacada estrada do underground nacional.
Saiba mais sobre o artista na tag Paulo Metello.