Primeira inédita desde o álbum ‘Emergency’, de 2020 aponta para os desconfortos provindos do universo virtual
Por Luiz Athayde
Primeiro, a emergência. Agora, o desconforto. É assim que a banda carioca radicada em São Paulo, Herzegovina, reapareceu na classe de 2023. Mais importante que isso, se trata de um grande reinício, ou melhor, “Great Reset”, seu novo single.
O tempo entre o álbum debut, Emergency (2020), e a nova música até que é curto, mas no âmbito musical parece uma eternidade. Pudera: o trio vem fazendo a diferença no fértil cenário nacional.
E tudo isso graças a inconstância de suas composições; ora pós-punk, ora new wave. Ou apenas art punk, ou tudo isso, para evitar muitas etiquetas.
Porém, nesse play, a trilha sonora se mostra um pouco mais sombria. O que não surpreende, tendo em vista o tema abordado.
“Great Reset é um desconforto sutil que permeia nosso dia-a-dia, como notificações intermitentes piscando na tela do celular, um alerta não visualizado, algo que preferimos não ler nem responder, enquanto procrastinamos com distrações, ilusões e obrigações”, diz o grupo em nota.
Eles acrescentam: “A letra fala sobre guerra, teorias da conspiração, propaganda, falsas informações em um mundo sucessivamente mais virtual e líquido, onde as relações se deterioram cada vez mais e até o amor se torna improvável e indisponível”.
Nesse ínterim, no entanto, também houve uma mudança no line-up: saiu Mario Mamede (Gangue Morcego, Seashore Darkcave), entrou Alberto Tie Dye para o posto de baterista. O guitarrista e vocalista Rafael Crespo (ex-Planet Hemp) e o baixista Marcello Fernandes seguem na linha de frente desde 2016.
A faixa foi gravada no estúdio Koruja, no Rio de Janeiro, em setembro de 2022. Já a foto da arte da capa que você vê acima, é de Regis Bezerra.
Ouça “Great Reset” a seguir: