Você está visualizando atualmente Noruegueses do VEMOD lançam “Der guder dør”, primeiro single do álbum ‘The Deepening’
Foto: Reprodução/Prophecy Productions

Noruegueses do VEMOD lançam “Der guder dør”, primeiro single do álbum ‘The Deepening’

Registro dos noruegueses sai em janeiro de 2024 pela Prophecy Productions

Por Luiz Athayde

A banda norueguesa de black metal VEMOD compartilhou recentemente o visualizer de “Der guder dør” (“Onde os deuses morrem”). Trata-se do primeiro single de seu novo álbum de estúdio, The Deepening, agendado para sair carimbado pela Prophecy Productions em 19 de janeiro de 2024.

O guitarrista Jan Even Åsli (Astral Winds, Black Majesty) comanda a formação que ainda conta com Eskil Blix (guitarra e vocal ao vivo/baterista no estúdio), também voz do Djevel, e o baixista E. Kalstad.

Mais que isso, o projeto concebido na cidade de Namsos, condado de Trøndelag, é a visão de J. E. Åsli quando ele ainda tinha 12 anos de idade. A primeira demo, Kringom fjell og skog, veio em 2004, seguida pelo single split “Moestæ Qverelæ” (2004), com a banda alemã Klage.

Em 2011 foi a vez de outra demo em cassete, Vintervilden. E finalmente, em 2012, consolidam a sonoridade crua com o álbum Venter på stormene.

Por esse cartão de visitas nota-se uma clara mudança na sonoridade, dotada de elementos melódicos que podem ser confundidos como blackgaze ou pós-black metal. Acontece que tais etiquetas sequer existiam quando a banda deu as caras na cena.

Vemod é uma palavra norueguesa/sueca sem tradução específica, mas é constantemente relacionada a “melancolia pensativa sobre o passado”. O que não necessariamente acontece na segunda faixa de seu próximo lançamento.

Assista ao vídeo a seguir:


Para garantir The Deepening nos formatos CD, LP ou cassete pela pré-venda, acesse este link. Abaixo, mais detalhes incluindo arte da capa a lista completa de músicas:

1. Mot oss, en ild
2. Der guder dør
3. True North Beckons
4. Fra drømmenes bok I
5. Inn i lysande natt
6. The Deepening

Faixa Bônus (somente na edição artbook):
1. Tiders tunge taler

Deixe um comentário