Nation of Language promove álbum com o novo single e videoclipe “The Grey Commute”
Imagem: Reprodução/Youtube

Nation of Language promove álbum com o novo single e videoclipe “The Grey Commute”

‘A Way Forward’ chega nas prateleiras sônicas no próximo dia 5 de novembro

Por Luiz Athayde

Uma das grandes revelações do synthpop está de volta com novo single e videoclipe. Os nova-iorquinos do Nation of Language  acabaram de soltar “The Grey Commute”, último aperitivo antes de lançarem o álbum A Way Forward, agendado para 5 de novembro por carimbo próprio.

O registro será o sucessor da excelente estreia discográfica Introduction, Presence, de 2020, assinada pelo trio Ian Richard Revaney (vocais),  Aidan Noell (synths) e Michael Sui-Poi (baixo).

Sobre a nova faixa, que chega como quinto cartão de visitas da banda, Ian revelou que não se trata de uma canção tão feliz quanto parece: “De certa forma, “The Gray Commute” é uma das músicas mais animadas do álbum, mas na verdade é uma que nasceu de coisas muito mais deprimentes”, contou via Stereogum. “Enquanto trabalhava nas letras, tive uma espécie de fixação em políticas fiscais terríveis, nosso vício cultural em consumo sem sentido, e tudo se juntou a essa faixa vigorosa e divertida.”

Ele acrescenta: “Para dar uma ideia do tempo: o plano tributário republicano, sob o qual vivemos atualmente, estava apenas sendo aprovado e estava bastante claro o quão estúpido era. Esses cortes profundos nos impostos dos hiper-ricos e corporações foram chocantes e, ao mesmo tempo, nada chocantes, e era difícil compreender que alguém pensasse que isso não levaria à exacerbação da desigualdade e instabilidade que define nosso tempo. Mas aqui estamos. Você pode ver tudo o que eu senti claramente interpretando, quando ausente qualquer batida de fundo e melodia, mas o discurso foi enfeitado um pouco com alguma elasticidade no corte final para ajudar a servir como um cavalo de Tróia para, com sorte, captar o sentimento sobre.”

Sobre o clipe, ele comenta: “O absurdo evidente do vídeo serve a um propósito semelhante ao tentar elogiar o absurdo do assunto. Passamos a tarefa de atingir essa nota em particular para nosso amigo Gary Canino, que há algum tempo produz vídeos incríveis para seu próprio projeto musical (Dark Tea). Devoramos seu trabalho no ano passado, e Aidan acabou [participando] no vídeo de sua música “Buying A Gun”. Ele é capaz de usar o humor de uma forma que até agora me iludiu quando se trata de fazer nossos próprios vídeos, e essa realmente pareceu a música certa para trazer um pouco dessa energia.”

Embora nova, a formação ianque flerta vorazmente com o velhos sons eletrônicos de orientação pop, trazendo vocais marcantes, batidas em tom pulsante e melodias que são um deleite para entusiastas por nomes como OMD, Blancmange, Gary Numan e Depeche Mode, e, ainda assim, com um toque dos dias atuais.

Confira o vídeo abaixo.

Deixe um comentário