Mortemia traz pioneira do gothic metal, Liv Kristine, para o novo single “Decadence Deepens Within”
Foto: Divulgação/Divulgação

Mortemia traz pioneira do gothic metal, Liv Kristine, para o novo single “Decadence Deepens Within”

Faixa integra o ‘The Pandemic Pandemonium Sessions’, do músico norueguês Morten Veland

Por Luiz Athayde

Nessa pandemia o que mais estamos vendo são parcerias e colaborações entre músicos e artistas, tanto de esferas musicais distintas quando similares. E, felizmente, o cenário symphonic gothic/doom metal não ficou de fora.

Aliás, não mesmo: o guitarrista, vocalista e compositor norueguês Morten Veland, conhecido por ser o fundador da banda Tristania e líder do Sirenia, segue firme com suas sessões sintomaticamente intituladas The Pandemic Pandemonium Sessions, e para o novo single, a participação não poderia ser mais emblemática: Liv Kristine.

A cantora oriunda da mesma cidade e cena que Veland, Stavanger, coleciona vários grupos em seu currículo, como Coldbound,  Leaves’ Eyes, The Sirens e sobretudo Theatre of Tragedy, banda que lhe rendeu status de uma das ícones do estilo. “Decadence Deepens Within”  é o nome da faixa que traz todos os elementos que fizeram de ambos, destaques daquele cenário fértil entre os anos 90 e começo da década seguinte, com pesadas passagens cadenciadas, nuances acústicas e o tons suaves de voz feminina.

Orgulhoso, Morten teceu alguns comentários sobre a amiga de longa data: Liv Kristine é verdadeiramente uma das pioneiras do gênero, e ela certamente abriu o caminho e muitas portas para muitas bandas que surgiram no final dos anos noventa e depois. Essa música é realmente inspirada naquela era, e eu não poderia pensar em uma cantora mais adequada do que Liv Kristine para cantá-la.”

Responsável pelos álbuns clássicos Widow’s Weeds (1998) e Beyond the Veil (1999) de sua ex-banda, Morten continua:

“A música realmente me leva de volta no tempo e me dá uma boa dose daquela nostalgia dos anos noventa. Trabalhar neste projeto até agora tem sido uma jornada incrível para mim e me sinto verdadeiramente privilegiado por ter Liv Kristine a bordo.”

Sem mais delongas, tenha uma boa viagem no tempo – com boas doses da tecnologia atual de produção. Ouça abaixo.

Deixe um comentário