You are currently viewing Morre Toots Hibbert, voz do Toots and the Maytals, aos 77 anos
Foto: Paul Natkin/Getty Images

Morre Toots Hibbert, voz do Toots and the Maytals, aos 77 anos

Lenda do reggae se encontrava hospitalizado em Kingston, Jamaica

Por Luiz Athayde

Luto na música jamaicana. O cantor, guitarrista e compositor Toots Hibbert, mais conhecido por ter sido o frente da banda de ska/reggae Toots and the Maytals morreu na noite desta sexta-feira, 11 de setembro.

A banda soltou um comunicado na conta oficial do Twitter, mas sem informar a causa da morte; embora o jornal jamaicano The Gleaner tenha indicado que o artista se encontrava internato em um hospital de Kingston com sintomas de covid-19. Hibbert tinha 77 anos.

“É com muito pesar que anunciamos que Frederick Nathaniel “Toots” Hibbert faleceu pacificamente esta noite, cercado por sua família no Hospital Universitário das Índias Ocidentais em Kingston, Jamaica …

A Família e o pessoal da gestão gostariam de agradecer às equipes médicas e profissionais por seu cuidado e diligência, e pedimos que vocês respeitem sua privacidade durante o período de luto

O Sr. hibbert deixou sua esposa de 39 anos, Srta. D, e seus sete filhos.”

Mais que se confundir com a história do reggae, o músico jamaicano foi o primeiro a usar o termo que definiu este gênero musical tão alegre, mas de raiz revolucionária.

Nascido Frederick Nathaniel Hibbert na pequena vida de May Pen, em dezembro da classe de 1942, Toots era o caçula de sete irmãos. Seu despertar na música foi na igreja adventista onde seus pais ministravam, mas foi na escola que ele começou a soltar a voz.

A gênese da banda que tomaria de assalto a esfera da música jamaicana foi em uma barbearia, quando conheceu os vocalistas Jerry Matthius e Raleigh Gordon.

A partir daí a escalada para a fama foi apenas uma questão de tempo, ainda que houvesse algus percalços. Já no começo ganhou o Prêmio Nacional da Canção da Jamaica em 1966, com a música “Bam Bam”, um ano após estrearem com o álbum The Sensational Maytals, e logo na sequência Hibbert foi sentenciado a 18 meses de prisão sob a acusação de porte de maconha, que ele alegava ter sido inventado pelas autoridades corruptas.

Foi daí que veio a inspiração para compor um de seus maiores hits “54-46 Was My Number”. As portas se abriram para os mercados europeu e norte-americano com o álbum Funky Kingston, de 1972. Como o título já denota, o registro é uma sucessão de pedradas onde a máxima era misturar reggae e funk, sendo inclusive para muitos o melhor trabalho da banda e, certamente, um dos mais importantes da discografia.

Toots & the Maytals havia editado recentemente o álbum Got to Be Tough, após 10 anos, no qual ainda conta com uma versão para ‘Three Little Birds”, de Bob Marley, com participação de Ziggy Marley e Ringo Starr.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário