You are currently viewing Morre Keith Levene, fundador do Public Image Ltd e The Clash, aos 65 anos
Keith Levene com o P.I.L. no Agora Ballroom em Atlanta, EUA, em 24 de Abril de 1980 (Foto: Tom Hill/Getty Images)

Morre Keith Levene, fundador do Public Image Ltd e The Clash, aos 65 anos

“O mundo é um lugar mais escuro sem seu gênio”

Por Luiz Athayde

Baixa na música alternativa. Morreu o compositor e multi-instrumentista inglês Keith Levene, fundador dos seminais grupos punk e pós-punk, The Clash e Public Image Ltd. Levene tinha 65 anos.

A notícia foi compartilhada pelo autor e escritor Adam Hammond, ao revelar que a morte de Levene ocorreu nesta na sexta-feira (11): “É com grande tristeza que relato que meu amigo próximo e lendário guitarrista da Public Image Limited Keith Levene faleceu na sexta-feira (11 de novembro)”, escreveu. “Não há dúvida de que Keith foi um dos guitarristas mais inovadores, audaciosos e influentes de todos os tempos. ”


Ele continua:

Ele continua: “Keith procurou criar um novo paradigma na música e com os colaboradores dispostos John Lydon e Jah Wobble conseguiram fazer exatamente isso. Seu trabalho de guitarra durante os nove minutos de ‘Theme’, a primeira faixa do primeiro álbum PiL, definiu o que deveria ser música alternativa.
Além de ajudar a fazer do PiL a banda mais importante da época, Keith também fundou The Clash com Mick Jones e teve uma grande influência em seu som inicial. Muito do que ouvimos hoje em dia deve muito ao trabalho de Keith, alguns reconheceram, a maioria não.”

Hammond conclui: “Nossos pensamentos e amor vão para sua parceira Kate, irmã Jill e toda a família e amigos de Keith. O mundo é um lugar mais escuro sem seu gênio”. O meu será mais sombrio sem meu companheiro. ”

Nascido Julian Keith Levene, o músico saiu do Clash antes mesmo do primeiro disco. Ainda assim, ele foi um dos resposáveis pelo surgimento do punk na Inglaterra, já que “What’s My Name”, música de sua autoria com Joe Strummer e Mick Jones entrou no autointitulado álbum de estreia editado em 1977.

Com o P.I.L. ele simplesmente foi um dos pilares dos sons alternativos, por, ao lado do ex-Sex Pistols John Lydon, ter lançado clássicos do quilate de Public Image (1978) e, especialmente, Metal Box (1979). Além de The Flowers of Romance em 1981.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário