Lycia comemora 30º aniversário do álbum “Ionia” com reedição em vinil

Disco sai sob chancela da Avantgarde Music

Por Luiz Athayde

A lendária formação cult do darkwave norte-americano Lycia  comemora 30 anos de seu álbum de estreia Iona  com tentadoras reedições em vinil.

Originalmente lançado em 3 de setembro de 1991, o registro veio como um parto. Naquele ano, o vocalista e mentor do projeto Mike Van Portfleet se encontrava desiludido com o cenário gótico de Phoenix, Arizona até receber uma oferta da Projekt Records.

Tudo ia bem, mas em um dado momento o baixista (também responsável pelas programações e bateria eletrônica) John Fair pula fora, obrigando Van Portfleet a recrutar Will Welch para a função de continuar o processo criativo, mas acabaram reescrevendo o material do zero.

Mesmo com a confusão, a gravadora manteve o apoio. E para nova e desagradável surpresa, eis que Will simplesmente some no primeiro dia de mixagem, e claro, isso não agradou nem um pouco o pessoal da Projekt.

“Já estávamos um mês atrasados. Então, decidi prosseguir sozinho. Quando informei a Projekt que estava reiniciando o álbum mais uma vez, o negócio estava prestes a ser cancelado”, disse Mike em nota.

Foi então, que, após um ano pelejando, ele revisitou uma série de demos incompletas e, juntamente com Sam Rosenthal (Projekt e líder do Black Tape for a Blue Girl) a mix foi concluída, ainda que sob certa insegurança.

“Até hoje eu não tenho certeza do que pensar. Mas [o álbum] fixou a placa para uma década de Lycia, e se tornou o modelo para tudo que se seguiu, mesmo hoje”, comentou o músico, feliz também por ver o relançamento de Ionia pela Projekt em CD, no ano de 2017 (com previsão de retornar ao estoque em breve).

E agora a icônica estreia chega em limitadas edições em vinil duplo; sendo um, vermelho e preto (250 cópias), e o outro, splatter vermelho, preto e branco (250 cópias).

As novas versões também trazem remasterização assinada por Martin Bowes, do grupo eletrônico inglês Attrition. A pré-venda começa em poucas horas e poderá ser acessada nos links abaixo:

Avantgarde Music Bandcamp
Sound Cave
Projekt Records

Deixe uma resposta