John Coltrane: Impulse! Records anuncia lançamento do ‘achado’ “A Love Supreme: Live In Seattle”

John Coltrane: Impulse! Records anuncia lançamento do ‘achado’ “A Love Supreme: Live In Seattle”

Confira abaixo o vídeo para “A Love Supreme, Pt. IV – Psalm”

Por Luiz Athayde

O lendário saxofonista norte-americano John Coltrane continua despertando tanto interesse quanto há mais de 50 anos, quando nos deixou. Pudera: dono de uma discografia fora de série, ele teve seu apogeu sônico com o mais que clássico A Love Supreme de 1965.

Ainda assim, ele mal tocou sua obra-prima ao vivo. E se houveram registros, ninguém sabia. Ao menos até agora: os dois escavadores da Resonance Records, George Klabin e Zev Feldman, estiveram envolvidos em uma pequena saga para adquirir fitas de uma apresentação no clube de jazz The Penthouse, ocorrida naquele mesmo ano de lançamento do disco.

Em função de sua amizade com Yasuhiro Fujioka, presidente da Coltrane House of Osaka no Japão, Feldman foi introduzido ao produtor do filme Chasing Trane: The John Coltrane Documentary, Kiku Lani Iwata. E Iwata colocou Zev em contato com o saxofonista Steve Griggs, que o apresentou a Virginia Brazil, viúva do também saxofonista americano Joe Brazil, que, advinhem só: esteve nas gravações da noite do dia 2 de outubro de 1965 na casa de shows em Seattle.

A sequência disso foi uma incontável quantidade de reuniões para garantirem que as fitas fossem parar nas mão corretas e, por fim, disponibilizarem ao público. O resultado é nada menos que o fechamento entre a Verve Label Group e a Impulse! Records para o lançamento da jóia A Love Supreme: Live In Seattle.

Os agraciados naquela noite na Penthouse puderam assistir ao vivo, juntamente com Coltrane, ninguém menos que Pharoah Sanders no saxofone, McCoy Tyner no piano, Elvin Jones na bateria e os baixistas Jimmy Garrison e Donald Garret. Além da participação de Carlos Ward no sax. Agora, ou melhor, no dia 8 de outubro, o registro estará disponível em CD e vinil duplo com livreto, bem como no formato digital.


Não obstante, tem uma palinha “visualizer” para instigar os aficionados por este álbum que dispensa comentários; aqui ao vivo a cores. Assista abaixo “A Love Supreme, Pt. IV”. Pré-venda disponível neste link.

Deixe um comentário