Registro chegará em fevereiro sob chancela da Candlelight Records
Por Luiz Athayde
O vanguardista do black metal norueguês Ihsahn lançou clipe para “The Distance Between Us”. Ela figura a última prévia de seu autointitulado álbum de estúdio, agendado para sair em 16 de fevereiro via carimbo Candlelight Records, nos formatos físico e digital.
A produção videoclíptica estende o fio presente em “Pilgrimage to Oblivion” e “Twice Born”, lançados em 2023. Ele comenta:
“Os dois primeiros singles foram tirados do início da narrativa conceitual, gerando a arrogância e a determinação necessárias. Com esse último single, estamos nos aproximando do final da história e, portanto, tanto a música quanto a letra expressam uma perspectiva mais reflexiva e melancólica.”
Vídeo dirigido por Shaun Hodson. Assista a seguir:
Lançar álbuns não que passem, mas desafiem o chamado teste do tempo é a máxima de Ihsahn (Vegard Sverre Tveitan) desde os primeiros registros do Emperor. No entanto, isso não significa que seja uma coisa fácil.
Felizmente, no seu caso, o fator experiência segue a favor: “Em média, tenho lançado um álbum completo a cada dois anos desde os 16 anos. E isso me deu a oportunidade de explorar diferentes opções, por isso, para o meu oitavo álbum solo, pensei: ‘tudo bem, como posso fazer o que faço de melhor, mas também elevar o nível dez vezes mais? No fundo, o que eu faço é black metal, guitarras extremamente distorcidas e gritos, mas desde as primeiras gravações do Emperor você ouvirá as partes de teclado influenciadas por trilhas sonoras clássicas de artistas como Jerry Goldsmith, John Williams, Bernard Herrmann, John Carpenter e assim por diante.”
E conclui: “Portanto, abordei a composição com a intenção de apresentar o material em sua expressão metálica completa, mas também organizando as partes orquestrais de forma que funcionassem independentemente. De alguma forma, [foi] uma tentativa de escrever uma trilha sonora dentro das estruturas da produção completa, que me permitiu explorar variações diferentes e, às vezes, contrastantes, essencialmente da mesma música. No final, escrevi toda a música como uma partitura curta para piano e a arranjei para um conjunto típico de banda e orquestra, de acordo com isso, me certificando de que tudo estivesse interligado.”
Sim, Ihsahn, o álbum, virá em duas versões: para metaleiros de mente aberta e para eruditos. Ambas compostas e produzidas pelo próprio, com masterização assinada por Tony Lindgren (Leprous, Paradise Lost). A mixagem da primeira é de Jens Bogren (Sepultura, Kreator, Rotting Christ, Amorphis), enquanto da segunda saiu pelas mãos de Joel Dollié.
Entre os músicos convidados, está novamente seu filho Angell Solberg Tveitan, que contribui na percussão. Ele havia estreado no álbum anterior, Àmr, de 2018. Já Tobias Ørnes Andersen (Leprous, Shining) e Tobias Solbakk (Black Void, In Vain) participam na bateria; e Chris Baum, no violino.
Pré-venda disponível em vinil duplo neste link, e no formato CD, aqui. Abaixo, mais detalhes incluindo a arte da capa (por Ritxi Ostariz) e lista completa de faixas:
01 Cervus Venator
02 The Promethean Spark
03 Pilgrimage To Oblivion
04 Twice Born
05 A Taste Of The Ambrosia
06 Anima Extraneae
07 Blood Trails To Love
08 Hubris And Blue Devils
09 The Distance Between Us
10 At The Heart Of All Things Broken
11 Sonata Profana