Viciante “Mind’s a Lie” conta com vocais de Ell Murphy e vídeo estrelado pelo artista galês Sem Osian
Por Luiz Athayde
Com os proletários do pós-punk/hardcore, High Vis, onde há single, há álbum. Dito e feito: após compartilharem “Mob DLA” no último mês, a banda londrina anunciou oficialmente o lançamento de Guided Tour para 18 de outubro via carimbo Dais Records.
Trata-se do terceiro álbum do grupo, sucessor direto do aclamado Blending, de 2022. O vocalista Graham Sayle comenta que o disco “tenta ser esperançoso e, ao mesmo tempo, incensado”.
Ele explica: “Todo mundo está se coçando, todo mundo está trabalhando o tempo todo, e a ideia deles [o baterista Edward ‘Ski’ Harper, o baixista Jack Muncaster e os guitarristas Martin MacNamara e Rob Hammaren] de relaxar é simplesmente se foder e evitar a realidade. Esse álbum é uma fuga disso”.
Foi esse mesmo estado de espírito que levou os caras para o Holy Mountain Studios, em Londres, com o produtor Jonah Falco e o engenheiro de som Stanley Gravett. Edward Harper mandou a real:
“Tínhamos uma ideia clara quando começamos, cada momento foi aproveitado. Talvez quando tivermos 60 anos possamos nos sentar e acertar o som de uma bateria, mas, por enquanto, o importante é fazer as coisas”.
Musicalmente, o High Vis não para de surpreender. Seus integrantes possuem origens nas cenas britânica e irlandesa de hardcore. Porém, o leque parece abrir a cada lançamento. Como “Mind’s a Lie”, onde fundem pós-punk e house music.
“Durante anos, vindos do hardcore, tínhamos limites bem claros – outras cenas eram mundos separados. Agora, as coisas estão ficando mais misturadas, com origem em lugares diferentes”, defende Sayle.
Quanto aos temas de cunho social e batalhas internas, a banda segue mais afiada do que nunca. o vocalista dá detalhes:
“Eu queria observar a rapidez com que os hábitos negativos podem assumir o controle quando não há uma saída positiva ou construtiva para a sua energia. Embora a linguagem da provisão de saúde mental tenha encontrado terreno fértil na agitação das mídias sociais, o acesso a serviços essenciais foi dizimado pela indiferença de sucessivos governos conservadores. Outras divisões foram alimentadas pela retórica governamental e pelos bodes expiatórios da mídia. Sem o apoio adequado em tempos de crise, a vida pode rapidamente se transformar em uma existência isolada e raivosa.”
Ira é algo que nunca faltou na sonoridade da banda, nem mesmo quando soam mais acessíveis.
O videoclipe tem direção assinada por Martina Pastori, e traz o artista galês Sem Osian como protagonista. Já a voz feminina em contraponto com o vocal agressivo de Graham Sayle é da cantora e DJ inglesa Ell Murphy.
Guided Tour se encontra disponível pela pré-venda em CD e em várias edições no formato vinil. Além do digital. Acesse aqui.
Faixas de Guided Tour:
01 Guided Tour
02 Drop Me Out
03 Worth the Wait
04 Feeling Bless
05 Fill the Gap
06 Farringdon
07 Mob DLA
08 Untethered
09 Deserve It
10 Mind’s a Lie
11 Gone Forever
Pingback: High Vis – Guided Tour - Class of Sounds