Groovector oficializa retorno com single novo em folha, ouça “To Rise Above These Lands”

Groovector oficializa retorno com single novo em folha, ouça “To Rise Above These Lands”

Banda prog/jazz finlandesa se encontra nos preparativos do sucessor do álbum ‘Enigmatic Elements’, de 2003

Por Luiz Athayde  

A formação progressiva/jazz rock finlandesa Groovector  oficializou sua volta às atividades sônicas após um longo período. Primeiramente foi subindo no palco do Teatro Pori, para tirar a poeira de músicas dos álbuns Ultramarine (2000) e Enigmatic Elements (2003). Mas nada como apresentar material inédito.

E é exatamente o que acabam de fazer. “To Rise Above These Lands” é uma peça de 11 minutos do que a banda sabe fazer de melhor: inserir doses cavalares de melodia entre nuances folk, space rock e partes harmoniosamente intricadas, e ainda assim, soando dinâmica.

Ao conferir o resultado, nem parece que Kalle Aalto (bateria), Mikko Heininen (teclados), Teemu Huunonen (flauta) e Teemu Niemelä (baixo) ficaram tanto tempo separados. Inclusive foi este último que contou com exclusividade ao Class Of Sounds  mais detalhes acerca dessa retomada, que inclui novidades além da faixa lançada.  

 “Após algumas mudanças no início do século 21, a banda quase deixou de existir. Era 2018 quando Mikko, Kalle e eu nos encontramos  e tocamos um pouco. [Na sequência] a gente contactou Teemu H. e todos estavam ansiosos para fazer algo juntos. No verão de 2019, nos apresentamos em nossa cidade natal, Pori, e o show foi tão bem sucedido que foi decidido começar a compor novas músicas.”

O processo até o resultado final foi gradativo, como revela o baixista:

“A primeira parte de To Rise Above These Lands foi originalmente uma demo instrumental feita por Kalle Aalto e seu irmão mais novo, Antti. A banda começou a tocar nele e logo começou a tomar a forma que é hoje. Algumas letras iniciais foram feitas por Kalle Aalto. Meu irmão mais velho, Jussi, é escritor, então a banda pediu sua ajuda. Ele fez uma letra muito boa. A inspiração foi o espaço, o amor e relacionamentos.”

Sobre se o single configura parte de um novo álbum, Niemelä não só dá esperanças, como revela seu título. “É nosso plano fazer um álbum. Há outra longa canção esperando para ser publicada. O resto das músicas ainda não estão prontas, mas definitivamente haverá um disco em um futuro próximo. Infelizmente, ainda não temos uma data de lançamento específica. [O álbum] irá se chamar Return.”

Ouça a nova música abaixo, no Spotify.

Deixe um comentário