Nite, Belgrado, Zanias, Vision Video e muitos outros estão entre os que se engajaram
Por Luiz Athayde
Não é nada incomum vermos artistas de esferas mais populares da música se juntarem para uma causa humanitária. No entanto, o subterrâneo nunca ficou de fora. Caso da promissora artista finlandesa Suzi Sabotage (com o auxílio de Jonathan Sirit e Keyaunna), que resolveu reunir seus correligionários e contemporâneos góticos para uma compilação beneficente, Goths For Palestine.
Seu título já diz: trata-se de artistas do lado mais sombrio dos sons alternativos para ao menos tentar minimizar os danos causados pela guerra – ou pior, genocídio palestino impulsionado por Israel em retaliação aos condenáveis ataques do Hamas. E isso significa simplesmente cuidar do básico; abrigo, alimentação, água, higiene e mantimentos em geral.
A coletânea apresenta nada menos que trinta bandas e artistas da nova geração do pós-punk, gótico, synthpop, darkwave e afins, no formato digital, disponível no Bandcamp por 7 dólares. Toda a receita será destinada à ONG Anera, que também vem atuando no Líbano e na Jordânia.
Musicalmente, o que dizer? Além de ajudar de forma efetiva a quem necessita, você tem a disposição um ótimo panorama deste cenário musical. Incluindo alguns nomes essenciais, como Zanias, projeto solo da voz do Linea Aspera; o duo canadense NITE; e os recomendadíssimos Vision Video, Horror Vacui e Carrellee, de Sara Pray (IAMX). Além da própria Suzi Sabotage, ao contribuir com uma versão retrabalhada de “I Am the Storm”.
O Brasil não ficou de fora, sendo devidamente representado pela artista cearense Ratpajama. A faixa selecionada foi a ótima “Sugarlips”, que inclusive serve como cartão de visitas para quem não conhece seu trabalho.
Confira a seguir.