Banda da emergente cena de Nova York prepara para lançar seu segundo álbum via carimbo Captured Tracks
Por Luiz Athayde
Assim como não dá para julgar um livro pela capa, não é possível arrematar um álbum por suas músicas de trabalho. No entanto, está cada vez mais difícil não mudar de opinião, especialmente após conferir “Later”, terceira pedrada da banda GIFT.
Formada na sempre incandescente cena de Nova York, o grupo se configura com músicos de diferentes conjuntos e origens; Salt Lake City, São Francisco, Boston e até mesmo Brasil.
Sua gênese data do pandêmico ano de 2020, quando o vocalista/guitarrista T.J. Freda catou gente das mais variadas frentes artísticas da cidade: os multi-instrumentistas Jessica Gurewitz e Justin Hrabovsky; o baixista Kallan Campbell e o baterista Gabe Camarano.
No mesmo ano, o single demo “Strange” tomou as plataformas digitais. Ele já dava a deixa do que viria dois anos depois com Momentary Presence; um álbum calcado no jeito punk de servir à psicodelia.
Parecia que estávamos diante de mais um grupo de garage rock/neo-psychedelia. Bem, só parecia: “Em nossos shows da turnê Momentary Presence, as pessoas ficavam paradas no meio da multidão, de olhos arregalados, sem se mexer”, lembrou Freda.
Foi quando surgiu a virada no som, previamente compartilhado através dos singles “Wish Me Away” e “Going in Circles”. Ambos integram seu segundo álbum de estúdio, Illuminator, agendado para sair no dia 23 de agosto via carimbo Captured Tracks.
O músico aproveita para revalar que o registro se inspira explicitamente na cena britânica de 30 anos atrás.
“Queremos fazer as pessoas se mexerem com o novo álbum, então nos inspiramos muito em bandas como Primal Scream, Oasis e Massive Attack. É o nosso tributo de psych-rock à cultura rave do Reino Unido nos anos 90.”
Contudo, o terceiro aperitivo da formação nova-iorquina mostra um ponteiro mirado no que havia de mais pop (e viajante) nos saudosos Lush, Curve e Chapterhouse. Nomes conhecidos na esfera shoegazer, mas que abordaram sem medo sonoridades mais comerciais.
“Later” ganhou videoclipe assinado por Sophia Feuer e Jessica Gurewitz, e adota uma roupagem nostálgica, porém, sombria – deixando a música ainda mais envolvente.
Assista:
Illuminator se encontra disponível na pré-venda, nos formatos: CD, vinil azul e preto, e também no digital. Acesse este link.
Lista de faixas de Illuminator:
01 Wish Me Away
02 Light Runner
03 To The Stars And Back
04 Going In Circles
05 It’s All Too Fast
06 Falling Down
07 Destination Illumination
08 Later
09 Glow
10 Water In My Lungs
11 Milestones