You are currently viewing Fluo Sobre – Red [EP]

Fluo Sobre – Red [EP]

Projeto franco-espanhol estreia registro com música feita nos moldes eletrônicos, mas não menos apaixonada

Por Luiz Athayde

Devo confessar que mesmo desprovido de expectativa ao conferir material novo no universo musical, é sempre de bom grado quando aparece algo de eletrônico. Isso porque, além de uma constante no Class Of Sounds, é o tipo de música que de alguma forma, sempre está entrelaçada aos dois mundos: o underground e o mainstream.

É óbvio que no âmbito artístico, é sempre mais prazeroso aos ouvidos quando o autor está pouco ou nada preocupado em onde sua obra irá se encaixar, ainda que no fundo, todos queiram compartilhar seus feitos para o público. O projeto franco-espanhol Fluo Sobre pode ser facilmente configurado nessa linha de pensamento, especialmente após apertar o play de seu EP de estreia, Red.

Envolto a muitas cores – a parte estética é um lance à parte –, o registro foi produzido no Globe Audio Studio em Bordeaux, França, sob as rédeas do próprio artista; mixado por DJ Click no estúdio Forest CuBe, na Espanha, e masterizado por Alexis Bardinet, também na França.

A abordagem sonora é retrô, futurista e espacial; cortesia das principais referências de Fluo, que passam pelos essenciais Vangelis e Jean-Michel Jarre, inclusive nas trilhas sonoras. Nem é preciso dizer, mas já o fazendo,  que a onda sci-fi que infestou os anos 80 são sua força motriz, resultando, por exemplo na faixa de abertura, “Terracotta”, inspirada em Marte.


Já voltando para a Terra,  temos “Test Alizarine”, que nos remete a era mágica do synthpop britânico, quando ainda se encontrava em sua fase rudimentar, influenciada por Walter Carlos (hoje Wendy Carlos), da trilha do seminal Laranja Mecânica, de 1971. Em “Passe-velours”, o autor navega por “todos os tipos de música que começam com ‘synth’ e terminam com ‘wave’ “, ou quase isso.

“Rouge Capucine” vem logo na sequência, tão espacial como sempre, mas ainda mantendo a pegada synthwave; na verdade é um dos poucos momentos em que você percebe que está ouvindo algo feito nos dias de hoje, mesmo não sendo essa a intenção. No desfecho, “Rouge de Mars” mostra aquele clima de suspense bem comum em projetos como esse, mas, ainda assim, tem seu brilho.

Na era das playlists e do pouco apreço pelos discos cheios, Red se faz presente como uma ótima alternativa em uma seleta com Kebu, (Michael), Cretu, Vangelis e Jarre. E isso é só para começar. Como a carreira do Fluo Sobre.

Ouça o EP na íntegra pelo Bandcamp, ou abaixo, no Spotify.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário