Você está visualizando atualmente Emma Anderson (Lush) anuncia voo solo junto com o single e videoclipe “Bend The Round”
Foto: Brian David Stevens

Emma Anderson (Lush) anuncia voo solo junto com o single e videoclipe “Bend The Round”

‘Pearlies’ sai em outubro pelo carimbo da Sonic Cathedral

Por Luiz Athayde

Olha só quem deu as caras. A guitarrista, vocalista e compositora londrina, Emma Anderson, também conhecida como co-fundadora da seminal banda shoegazer Lush, anunciou Pearlies, seu primeiro álbum de estúdio.

O mesmo será lançado em 20 de outubro via carimbo Sonic Cathedral em todos os formatos possíveis. Claro que seu single de número 1 já se encontra disponível, inclusive com direito a videoclipe: “Bend The Round”.

Mas até chegar ao aperitivo, muita água rolou. Já como um dos pilares do shoegaze, o Lush encerrou suas atividades em 1996, após o baixista Chris Acland cometer suicídio. Embora oficialmente, a banda tenha se separado em 1998.

Foi naquele mesmo ano que Emma montou o Sing-Sing ao lado de Lisa O’Neill; chegando a lançar dois álbuns, um EP e mais um punhado de singles até 2006.

Anos mais tarde, o Lush surpreende em dose dupla: tanto pelo seu retorno em 2015, quanto pela dissolução, um ano depois. Infelizmente, dessa reunião só saiu o EP Blind Spot (2016).

Mas, pelo visto, de alguma forma, o fim do grupo pegou de surpresa até mesmo a guitarrista (via Brooklyn Vegan): “Eu achava que estávamos nisso a longo prazo, então algumas dessas músicas – ou mesmo apenas partes delas – seriam realmente para o Lush”, conta Anderson.

Ela acrescenta: “Isso não aconteceu, então eu tinha essas músicas e trechos de música com os quais não sabia o que fazer.”

Os dois grandes responsáveis pela sua retomada sônica foram a violoncelista e arranjadora Audrey Riley, e ninguém menos que Robin Guthrie, do Cocteau Twins. Ambos já haviam trabalhado com o Lush, mas desta vez a tarefa era convencê-la a se lançar como artista solo. Na verdade, Emma queria tentar mais uma configuração de banda, apenas como guitarrista.

Inclusive estava tudo nos conformes para Guthrie produzir seu material novo, aliás, antigo que seria obviamente novo. Mas só para variar, tudo foi afetado pela Covid-19. Foi quando a Sonic Cathedral sugeriu o nome de James Chapman (Maps). Emma comenta mais a seguir:

“Ele acabou sendo exatamente a pessoa certa. As pessoas tendem a ver o James principalmente como um produtor eletrônico, mas ele tem muito mais qualidades. Ele tem uma grande variedade de gostos e também um conhecimento enciclopédico de música, o que significa que ele foi capaz de trazer muita coisa para o álbum. Ele realmente entendeu”.

Quem também contribuiu para o futuro registro foi o guitarrista Richard Oakes, do Suede. “Eu não conhecia Richard nos anos 90, mas descobri que ele era um pouco fã do Lush”, disse Emma. “Tenho um emprego de meio período como contadora e faço alguns trabalhos de campo para o Suede. Eu o conheci por causa disso e nos tornamos amigos. Perguntei se ele poderia tocar um pouco de guitarra no disco e, para minha alegria, ele aceitou!”

As cordas de Oakes são facilmente percebidas em “Bend The Round”, uma música de viés soul, psicodélica, mas sobretudo cinemática. Culpa Michael Kiwanuka e Serge Gainsbourg, as duas forças motrizes por trás da composição. O clipe leva a assinatura do premiado cineasta galês Kieran Evans.

Assista a seguir:


A pré-venda de Pearlies está valendo nos formatos CD, vinil e digital. Acesse o Bandcamp. Abaixo, mais detalhes incluindo capa e lista completa de faixas:

01 I Was Miles Away
02 Bend the Round
03 Inter Light
04 Taste the Air
05 Xanthe
06 The Presence
07 Willow and Mallow
08 Tonight Is Mine
09 For a Moment
10 Clusters

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário