‘Mass’ sai em 29 de setembro por carimbo independente
Por Luiz Athayde
O duo americano de rock alternativo/heavy metal Friendship Commanders compartilhou videoclipe para a faixa “Fail”, configurada como segundo single de seu vindouro álbum de estúdio, intitulado Mass.
Agendado para 29 de setembro por vias independentes, o foi concebido como um registro sobre memórias, linguagem e o Estado de Massachusetts. As composições surgiram após o suicídio do amigo de longa data da vocalista e instrumentista Buick Audra, o músico Marc Orleans (Sunburned Hand of the Man, Spore e outros).
O trabalho leva produção co-assinada por Kurt Ballou (Converge), que também cuidou do trabalho de mixagem no seu estúdio GodCity, em Salem, Massachusetts. Ele virá com dez faixas, e será acompanhado por um livro de memórias e ensaios de Audra. Ela comenta: “Eu estava no final da adolescência/começo dos vinte anos quando conheci Marc. Nós dois estávamos tocando em bandas e fazendo arte em Boston. Nossa amizade era tão fácil e descomplicada, e quando olho para trás, percebo como isso era raro para mim naquela época.”
E continua: “O resto da minha história lá em cima foi intensa e até traumatizante. Sua morte me trouxe uma quantidade inacreditável de tristeza, mas também a confirmação de que eu o conhecia e o amava quando ele estava aqui – e espero, com certeza, que ele tenha se sentido conhecido por mim em sua vida. Se sentisse conhecido por mim em sua vida.”
Por fim, a vocalista reflete: “Perdê-lo me fez perceber quem eu quero ser para as pessoas com quem realmente me importo e que realmente me importam, e com quem quero gastar menos energia. Isso foi esclarecedor em vários aspectos, mas, principalmente, sinto falta dele. Respeito sua decisão de morrer, mas talvez eu fique triste com isso pelo resto de meus dias. Escrevi essa música para falar com ele daqui.”
O baterista/baixista e diretor do clipe, Jerry Roe, acrescenta: “Conheci Buick depois que quase todos os eventos, momentos e lugares que inspiraram esse álbum aconteceram, mas acabei conhecendo as histórias intimamente e foi muito especial dar vida a essas músicas sobre elas.”
Roe conclui dizendo que “musicalmente, nunca me senti mais em casa. Esse novo trabalho combina tudo o que eu mais amo. É pesado, muito melódico, intensamente emocional e, de alguma forma, ao mesmo tempo divertido e de partir o coração. Estou muito orgulhoso do que todos nós fizemos juntos a partir do trabalho do Buick. Ao fazer o vídeo, eu queria honrar todas essas coisas, respeitando-o e sua decisão de ir embora.”
A mais nova música da dupla formada em Nashville vem na sequência de “Blue”, compartilhada no último mês, e mostra mais uma fração do poderio sonoro do duo. No leque de influências e abordagens estão desde a cena de Palm Desert ao hard e noise rock.
Assista ao videoclipe abaixo: