‘Enredo’ é o nome do registro programado para sair ainda em 2023
Por Luiz Athayde
O saxofonista parisiense de jazz Benoît Crauste compartilhou o single “17 de março” nas plataformas digitais. Título sugestivo, já que se trata da data de seu aniversário, mas também o primeiro aperitivo de Enredo, seu próximo álbum de estúdio, agendado para sair em 2023.
A composição é assinada por ninguém menos que o lendário multi-instrumentista Hermeto Pascoal, e teve arranjo de Itiberê Zwarg, (baixista do grupo de Hermeto), realizada entre a França e o Brasil no último ano.
Seu ritmo repetitivo, servindo como base para a constante mudança de harmonia. O resultado é uma música envolvente, mas perspicaz na proposta de deixar, no melhor dos sentidos, os ânimos exaltados de quem ouve. Como o próprio músico descreve, se trata de “um manifesto entusiástico e infantil do desejo de vida! Um hino à infância.”
Ouça a seguir:
Benoît Crauste é radicado na capital francesa inclusive no âmbito musical. Sob o prisma das músicas brasileira, afro-americana e até mesmo os sons emitidos pela natureza, o músico é um dos fundadores do grupo afrobeat Monkuti.
Sua considerável lista de músicos e artistas do qual toca e colabora inclui gente que já foi da órbita de Fela Kuti, como Kiala N’Zavotunga e Chief Udoh Essiest. Além de Oghene Kologbo, Nicolas Giraud, Eric Schultz Tentet, Blue Tangerine of Vincent Jacqz e mais.
Pingback: Saxofonista de jazz Benoît Crauste apresenta segundo single do álbum ‘Enredo’; ouça “Belleville” - Class of Sounds