Andrew Barker, baixista e tecladista do 808 State, morre aos 53 anos
Foto: Divulgação

Andrew Barker, baixista e tecladista do 808 State, morre aos 53 anos

Notícia foi confirmada pela família do músico através das redes sociais

Por Luiz Athayde

Faleceu neste sábado (06/11) Andrew Barker, baixista e tecladista do grupo eletrônico 808 State. Ele tinha 53 anos.

A notícia veio somente hoje (07) através de um comunicado da família do músico no perfil oficial da banda nas redes sociais.

“É com o coração partido que devo dar a trágica notícia do falecimento de Andy Barker – aqui está uma declaração imediata de sua família. “Depois de uma vida feliz, Andrew Barker passou por um curto período doente e faleceu em sua cidade natal, Manchester, ontem, sábado, 6 de novembro. Sua família e amigos pedem que as pessoas respeitem sua privacidade neste momento, mas se lembrem dele pela alegria que ele trouxe por meio de sua personalidade e música. Sentiremos muita falta.”


Andy era uma das figuras chave da cena de Manchester . Pioneiro da acid house juntamente com Graham Massey, Gerald Simpson e Martin Price, em 1988 ele se apresentava com Darren Partington sob a alcunha Spinmasters. No ano seguinte, após a saída de Simpson para seguir voo solo, ambos se juntaram a Massey e Price e dar vida às pistas de dança europeias com clássicos como “Pacific State” (e suas inúmeras versões), “Cobra Bora”, “In Yer Face” e “Cubik”.

O âmbito colaborativo também foi fértil, tendo nomes como Björk, Bernard Sumner (Joy Division, New Order), Guy Garvey (Elbow) e Brian Eno em seu radar, para citar algunss. Com o 808 State, o último álbum, intitulado Transmission Suite, saiu em 2019 por carimbo independente.

A repercussão na esfera eletrônica foi naturalmente enorme, com colegas e sobretudo amigos prestando homenagens pela perda imensurável.








Deixe um comentário