Andrés Ruiz – Pacto Secreto [EP]

Andrés Ruiz – Pacto Secreto [EP]

Prolífico músico argentino segue voando pelos ares da new wave em um registro pequeno, mas extremamente envolvente

Por Luiz Athayde

O artista argentino Andrés Ruiz configura um dos vários casos de mentes criativas que param somente para dormir. Cria da louca Buenos Aires, a sonoridade presente tanto em sua carreira solo quanto na banda Devoran entre sí, nem sempre soam urbanas. Muito pelo contrário.

Pacto Secreto é o nome do novo trabalho, disponível digitalmente por carimbo próprio e, no formato físico, saindo sob chancela do selo Funnybone Records (EUA). A gravação é assinada por Ruiz, diretamente do Furbo Estudio, na capital argentina, enquanto a  masterização ficou a cargo do músico Ianque, especialista em indie pop, Luke Ellingson.

O EP possui apenas três faixas, mas se levarmos em consideração a quantidade de lançamentos nos últimos anos, incluindo os discos do “Devoran…”, nem podemos reclamar. Ainda assim, trata-se de algo mais elaborado, e, por consequência, assertivo. A veia new wave se mostra latente como nunca, com a necessária influência dos anos 80. É o caso de “Aparición”, que não apenas abre o play, como traz talentosa ilustradora Erica Villar participando nos vocais; ou um contraponto melódico no viés sutilmente dark da canção.

“Arenas Movedizas” é basicamente o Andrés e seu apreço por baladas indie. Além de ser uma ótima pedida para desacelerar o corpo e a mente, ao menos por uns minutos. Assim como mal começou, a faixa-título chega para encerrar este registro pequeno, mas com sobras de tão envolvente. “Pacto Secreto” (a música) vai na linha da anterior, mas com uma abordagem levemente baleárica – influência da bela Mar de Ajó? – e com a cara daquela década que vocês já sabem.

Margens de erro? Nenhuma, exceto por não se tratar de um disco cheio, especialmente por ser, tranquilamente, superior ao (excelente, diga-se) La Luna Me Quema, de 2020.

Ouça o registro na íntegra pelo Youtube ou abaixo, no Spotify.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário