You are currently viewing Adi Newton (Clock DVA) anuncia novo voo solo com vídeo da faixa “Frequency of Love”
Foto: Reprodução/Adi Newtown

Adi Newton (Clock DVA) anuncia novo voo solo com vídeo da faixa “Frequency of Love”

Single apresenta colaboração com o músico e produtor Jack Dangers

Por Luiz Athayde

Falar de música experimental no vasto universo eletrônico é também, por obrigatoriedade, mencionar o artista britânico Adi Newton. Caso ainda este nome não lhe soe familiar, ele é o responsável pela criação de um dos grupos seminais desta esfera, Clock DVA.

Enquanto este se prepara para soltar seu novo álbum, Noesis, em 2023, Newton apenas foi ele mesmo ao manter suas atividades sônicas/experimentais ativas e anunciou um novo voo solo, o single “Edge of August 1953 / The Frequency of Love”.

Se trata do resultado de uma recente visita a São Francisco, na Califórnia, EUA, para ver e trabalhar com o amigo entusiasta dos sons eletrônicos Jack Dangers. Diferente do que usualmente se vê no roteiro dos lançamentos discográficos, ou seja, em sua maioria saindo via streaming, Newton irá editá-lo no formato vinil 7 polegadas. E será algo exclusivo: somente 100 cópias.

Abaixo, um breve comentário sobre as faixas:

“Lado A: ‘Edge of August 1953’: uma linha lúgubre de violoncelo paira como uma névoa de calor, sobre um motivo de piano em constante movimento. Esta é talvez a composição mais reflexiva a que Newton já deu seu nome, e certamente a mais bela.

Lado B: ‘The Frequency of Love’: com tratamentos adicionais de piano e fitas adesivas de Jack Dangers, do MEAT BEAT MANIFESTO, esta brilhante colmeia de pulsos eletrônicos é uma obra de inquietude de brotar, que no entanto evolui para um estado de graça espectral.”

E foi justamente esta última a primeira a ganhar vídeo, inclusive condizente com seu viés: ambiente, eletrônico, com forte apelo eletroacústico. Confira a seguir:

FREQUENCY OF LOVE / Adi Newton Featuring Jack Dangers 2022 from ARMComm on Vimeo.


A grade curricular do músico, compositor e escritor ainda inclui os atos The Anti-Group T.A.G.C., Psychophysicist e SŌON, este também em parceria com Dangers. Seu pioneirismo no cenário eletrônico conflui nitidamente com nomes como Throbbing Gristle, e Cabaret Voltaire, também oriundo da mesma cidade, Sheffield. Já num espectro mais amplo, foi através do The Future, grupo formado em 1977 com Ian Craig Marsh e Martyn Ware, que surgiu The Human League e, subsequentemente, o Heaven 17; duas formações de sucesso nos anos 80.

Mais sobre Adi Newton pode ser acessado no Word Press.

Deixe um comentário