O guitarrista original, Jelmer Wiersma, também está confirmado para a comemoração exclusiva
Por Luiz Athayde
A formação original do The Gathering, ou seja, René Rutten (guitarra), Jelmer Wiersma (guitarra), Frank Boeijen (teclado), Hugo Prinsen Geerligs (baixo) e Hans Rutten (bateria) contará com ninguém menos que a vocalista Anneke Van Giersbergen para celebrar seu mega clássico Mandylion.
Serão apenas duas apresentações. E bem no quintal de casa; na sala de concertos Doornroosje, em Nijmegen, na Holanda, nos dias 29 e 30 de agosto de 2025.
Claro que a torcida é para que a festa se estenda a outros mares, incluindo Brasil. No entanto, tudo indica que o formato irá reprisar os shows comemorativos de 25 anos, que aconteceram em 9 de novembro de 2014, para o disco ao vivo TG25: Live at Doornroosie, lançado no ano seguinte.
“Você pode esperar todas as faixas do Mandylion e muito mais da nossa era Anneke”, disse a banda em comunicado. “Depois de tantos anos, estamos muito animados para comemorar esse aniversário juntos, um álbum que ainda significa muito para nós.”
E também para quem foi “picado” pelo bicho do doom gótico nos anos 90. Alternativo na essência, o grupo formado em 1989 como uma formação de death metal, passeou por vários estilos ao longo dos anos. A era clássica começou em 1994 com a entrada de Anneke, que além do seminal, Mandylion (1995), registrou mais cinco álbuns de estúdio e três ao vivo até 2007.
Os ingressos serão vendidos na próxima sexta-feira (13), a partir das 6 horas horário de Brasília. Acesse aqui.
Saiba como se deu o processo criativo de Mandylion, com uma riqueza de detalhes nível “dossiê” na matéria a seguir.