Banda britânica prepara alguns lançamentos, incluindo o EP que sairá em dezembro
Por Luiz Athayde
Uma das joias escondidas do pós-punk/gótico inglês acabou de fazer sua primeira aparição sônica em mais de três décadas. Trata-se do Red Lorry Yellow Lorry, com o seu “Driving Black (Ding’s Remix)”.
Na verdade, o single é apenas a ponta de um iceberg de lançamentos. A priori, será o EP homônimo de seis faixas, agendado para sair no dia 6 de dezembro. E na sequência, espera-se o que provavelmente será seu novo mas também último álbum de estúdio, sob o título de Strange Kind of Paradise.
A previsão é para sair em fevereiro de 2025, e assim como o mais recente trabalho, a chancela será do recém-assinado selo COP International.
O remix do grupo liderado por Chris Reed (vocal, guitarra) e Dave ‘Wolfie’ Wolfenden (guitarra) traz uma certa aspereza garageira à 2024, porém, com ênfase no peso da cozinha.
Culpa de Simon “Ding” Archer, que além de baixista da banda, possui credenciais como produtor de nomes como The Fall, PJ Harvey, Pixies e 1919.
Recentemente, Wolfie foi perguntado sobre o processo de composição de músicas como essa. Sua resposta foi no estilo britânico de sinceridade.
“Nunca escrevemos músicas com singles em mente”, disse à Devolution Magazine. “Para nós, elas são apenas músicas que achamos boas o suficiente para serem lançadas.”
Ele acrescenta dizendo que “algumas músicas parecem mais adequadas para serem lançadas como singles. Acho que quando tudo está pronto, você escolhe o que parece adequado. Para um single, você quer o máximo de impacto em um curto espaço de tempo e deixar as pessoas curiosas sobre as outras músicas.”
Ouça a seguir.
Driving Black sairá no formato vinil colorido de 12 polegadas e 45rpm, limitado em 1000 cópias. Pré-venda disponível neste link.
Além da música de trabalho, o registro conta com três faixas exclusivas, ou seja, que não estarão no álbum: “Safe as Houses”, Living with Spiders” e “Piece of Mind”. Também há dois remixes assinados, respectivamente, por John Fryer (Depeche Mode, Nine Inch Nails, Cocteau Twins) e pela banda alemã The Halo Trees.
Biografia meteórica:
Red Lorry Yellow Lorry tem gênese na classe de 1981. Eles fizeram nome no subterrâneo graças a uma mistura de influências compostas por punk, pós e industrial. Chris e Wolfie figuram a linha de frente desde sua fundação, que contou com uma série de outros integrantes nos anos 1980 e 1990.
Sua discografia é breve, mas influente o bastante para angariar um público extremamente fiel. Sem mencionar às críticas favoráveis, especialmente a discos como Talk About the Weather (1985), Paint Your Wagon (1986) e Nothing Wrong (1988). Este foi sequenciado por Blow (1989) e Blasting Off (1992), antes da longa pausa na carreira.
Singles como “Hollow Eyes”, “Monkeys on Juice”, “Cut Down”, “Spinning Round” e “Crawling Matra” estão entre seus maiores sucessos nas paradas independentes.