Músico foi companheiro de Mark Lanegan na icônica banda alternativa
Por Luiz Athayde
O baixista americano Van Conner, um dos fundadores da banda de rock alternativo, Screaming Trees, morreu aos 55 anos. A confirmação veio por meio de uma postagem de seu irmão Gary Lee nas redes sociais:
“Van Conner baixista e compositor do Screaming Trees morreu na noite passada, aos 55 anos, de uma pneumonia que o levou. Ele era um dos amigos mais próximos que eu já tive e eu o amava imensamente. Sentirei sua falta para sempre”
A baixa na finada banda se deu há quase um ano com o falecimento do vocalista Mark Lanegan, em sua casa em Killarney, Irlanda, aos 57. Surgido em Washington na classe de 1984, o Screaming Trees foi fundado por Van, seu irmão, Lanegan e o baterista Mark Pickerel.
Logo na sequência se mudaram para Seattle, onde obtiveram maior visibilidade, inclusive assinando com o carimbo SST nesse ínterim. Em 1990 assinam com a major Epic e registram Uncle Anesthesia no ano seguinte – álbum que contou com co-produção de Chris Cornell, do Soundgarden.
O sucesso veio com o single “Bed Of Roses”, sequenciado pelo disco de maior êxito do grupo, Sweet Oblivion, tendo o videoclipe da faixa “ Nearly Lost You” incessantemente exibida na MTV. Outro trabalho importante, Dust (1996), é lançado, e em 2000 a banda encerra as atividades devido a tensões internas.