Você Precisa Ouvir: Television Set – Moscow At Midnight (2003)

Você Precisa Ouvir: Television Set – Moscow At Midnight (2003)

Spin-off de Bakterielle Infektion presta um belo tributo autoral ao Depeche Mode

Por Luiz Athayde

Ondas minimais e uma grande paixão pela música eletrônica da zona temporal entre o fim da década de 70 e começo dos 80. Fad Gadget, Orchestral Manoeuvres in the Dark (OMD), Human League, Depeche Mode. Sobretudo.

É claro que não podemos esquecer Kraftwerk e seus compatriotas, mas (também) nesse projeto, o compositor e produtor alemão Roger Semsroth prioriza suas influências britânicas. Não à toa ele batizou o mesmo sob codinome que somente os fãs mais hardcore de Martin Gore e cia irão sacar; até agora: Television Set.

Pois é, este é o nome de uma das várias músicas que o Depeche Mode tem (ou tinha) na manga e simplesmente não libera para seus seguidores, seja em formato de álbum ”full”, single ou coletânea de b-sides.

Roger Semsroth (Foto: Reprodução)

A mesma só é encontrada em um bootleg de um show feito na Holanda em 1980, uma verdadeira raridade. Pouca gente mesmo tem conhecimento disso, até por se tratar de uma era rudimentar do grupo inglês e pouco requisitada pelos devotos mais mainstream.

E é nesta exata linha do tempo que o também mentor do Bakterielle Infektion focou para editar, em 2003, via carimbo Genetic Music, Moscow At Midnight.

É Minimal Wave em estado bruto, como se fosse extraído diretamente dos rolos de fitas de algum porão da casa de Vince Clarke.

Músicas como “I Don’t Like To Dance”, “Cold” e “Zyklotron” fazem uma verdadeira ode aos analógicos; só faltando simular os ruídos de cassete ou mesmo do vinil no intervalo de uma faixa para outra.

Ainda assim, há as mais elaboradas – dentro dos padrões já citados, claro. “Drunken Ant” soa perfeita em um set composto por nomes dessa linha, enquanto “Later”, a que encerra o registro, mais parece uma trilha de curta sci-fi de naves espaciais, dado o clima de suspense e ação que esta faixa traz. Aliás, conexões indiretas com Suicide Booth se fazem presentes.

Como não poderia faltar, Semsroth apresenta sua versão para “Television Set”. Fidedigna à original, o produtor alemão fez nada além de um favor ao reimaginar a faixa como se devidamente gravada nos dias de hoje. Só faltou a voz de Dave Gahan. Quem dera.

Você precisa ouvir Moscow At Midnight por ser um alento seguir por uma via (de música) eletrônica que, embora date dos anais do synthpop, traz a mesma juventude – resumo para “vontade”, “fervor” e afins – dos garotos Essex; com a enorme diferença, importante dizer, que está tudo na mão, pronto para reproduzir.

E como o que vale é a música em si, este é o melhor da era inicial das falanges sintetizadas feito na classe de 2003.

Ouça Moscow At Midnight no Spotify:

Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './classofs_wp/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 8960 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe uma resposta

Fechar Menu