Você Precisa Ouvir: Pyhät Nuket – Kuoleman Sotatanssi (1984)

Você Precisa Ouvir: Pyhät Nuket – Kuoleman Sotatanssi (1984)

Raridade finlandesa oriunda das entranhas do cenário punk local

Por Luiz Athayde

Terve! (Olá!) escavação finlandesa das antigas em processo de degelo aqui. Peça rara, e nem tão pós-punk, principalmente por se tratar de algo ainda mais obscuro que seus correligionários Musta Paraati Silmät. Meus caros e minhas caras, me refiro ao Pyhät Nuket, ou as “Bonecas Sagradas”, no bom português.

Os caminhos e descaminhos que direcionam a formação da banda estão ligados diretamente ao cenário punk da época. Os responsáveis pelo pontapé inicial foram o vocalista Lasse Aaltonen (sob o pseudônimo ‘Vivian Bardot’) e o baixista, Juha Nabb (atendendo como ‘Johnny the Idiot’) em 1983, na cidade industrial de Tampere, após aflorar o desejo por uma sonoridade mais dark.

Pyhät Nuket em 1985, ou as Bonecas Sagradas da Finlândia (Reprodução)

Até o surgimento do primeiro álbum, um entra e sai danado: Jakke Hallikainen (Kaaos, falecido em 2007), Nappi (Riistetyt), Kari Vilenius (ou ‘Perry’, também do Riistetyt), foram alguns nomes que tiveram passagem meteórica pela banda, que inclusive se deu quando o Riistetyt deu uma parada devido a ingressão de Perry, por livre e espontânea pressão, no serviço militar finlandês.

Estamos em meados de 1984 e o line-up se estabelece com Vivian Bardot (vocais), Johnny the Idiot (baixo), Rike Bastard (ou Risto Jokela, ex-Bastards, guitarra) e Yazzie Goodbum (Jaska Ahonen; Kaaos e Riistetyt, bateria) e, por fim, editam o álbum de estreia, Kuoleman Sotatanssi.

As influências são notavelmente o que estava rolando naquele período, mas com a tosqueira típica do punk finlandês. Aquele cruzamento no meio do lixo entre Lama (a banda) e The Southern Death Cult.

Na verdade a parada beira ao darkwave mesmo, já que, como cortesia, quem assina os teclados é o cantor, compositor e estrela local Costello Hautamäki. Vide as faixas “Sokea”, “Hohto”…

Mas o ponto alto é sem dúvidas a faixa título; elo perdido entre Danse Society e Black Sabbath da era Glenn Hughes. Preste atenção na melodia de “No Stranger to Love” e depois me conta.

Enfim, mais que um debut, Kuoleman Sotatanssi   é o retrato da vontade daqueles punks finlandeses partirem para a próxima etapa, ou seja, com um direcionamento mais gótico e, em alguns casos, sem economizar nas maquiagens. Ainda assim, os resquícios de suas ex-bandas são bem visíveis, fazendo deste supergrupo pós-punk uma destoante no cenário dark como um todo. Na boa, você precisa ouvir esse discaço.

Pyhät Info:

+ Na época, o Pyhät Nuket era mais um projeto do que uma banda propriamente dita.

+ O saudoso vocalista do Kaaos, Jakke, fez parte da banda por apenas um dia.

+ Dos singles e EPs lançados, Tuhlaajapoika (1985) marca o fim do grupo. Que voltaria 18 anos depois, mas aí é outra história.

Ouça Kuoleman Sotatanssi no Spotify:

Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './classofs_wp/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 10144 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe uma resposta

Fechar Menu