Viper Unit – Radio 85 [EP]

Viper Unit – Radio 85 [EP]

Projeto do músico e produtor brasiliense Andre Luis abre 2021 mais oitentista do que nunca

Por Luiz Athayde

Há 4, 5 anos ou mais, a sensação é que, na medida que o tempo avança, a palavra retroceder toma mais forma. E não, não me refiro ao âmbito político, mas musical, e tão pouco de maneira pejorativa. Pelo contrário; a forma defensiva de iniciar este rabisco virtual tem um motivo: Viper Unit.

O chamado synthwave (ou new retrowave, e ainda retro synthpop) chegou como mais um subgênero da música eletrônica, digamos, com força no ano de 2010, graças a aparição discográfica de seminais como Jordan F, Miami Nights 1984, Mitch Murder, dentre outros.

Como é de conhecimento da maioria dos fãs de música, o mote é a década de 80; filmes, séries, programas de TV, bandas e até, ou melhor, por vezes, principalmente videogames. Não há o que inventar, mas somente processar o que veio dali e trazer para o aqui e o agora, com muita criatividade, e claro, nostalgia.

Felizmente essa nova onda chegou ao Brasil, ainda que de forma espaçada, mas alguns já o fazem desde antes de muita gente tomar conhecimento, como é o caso do músico e produtor brasiliense radicado em Curitiba Andre Luis. Contando com uma discografia voltada para singles e EPs desde 2016, agora ele volta abrindo o pandêmico ano de 2021 com um novo e possivelmente melhor trabalho.

O play estendido de sugestivo título Radio 85  conta com óbvia produção própria, em 5 faixas inspiradíssimas, dignas da trilha de The Wraith  – ou no Brasil: “A Aparição”, filme de Mike Marvin de 1986, estrelado por um jovem Charlie Sheen – ou qualquer drama sci-fi daquela época.

A batida pulsante da faixa título já avisa que estamos na década certa. Já “Street Dancer” poderia vir nos créditos finais de Breakdance  (filme de 1984).

“When Gravity Falls” apresenta uma pedrada electro que simplesmente te impede de ficar parado. Conexões indiretas com a instrumental “Confusion”, do New Order são levemente sentidas aqui.

“Evasive Manouvers” vem com status de mais longa (6:16), mas pelo apelo etéreo em alguns momentos, não seria de todo o mal uma versão estendida. “After Burner” (por sinal nome de um antigo jogo de Arcade) encerra o pequeno registro que, como manda esta cartilha sônica, mais parece ter saído de… 1985.

O novo trabalho do Viper Unit  veio para endossar esse sentimento de volta no tempo, no sentido positivo da coisa. E embora não se saiba até quando essa “wave” irá durar, o que importa é que, enquanto pintar músicas tão legais quanto essas, vai ser muito prazeroso olhar para trás.

Ouça Radio 85 no Bandcamp ou abaixo, via Spotify.

Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './classofs_wp/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 10681 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe uma resposta

Fechar Menu