Surf finlandês: Halibears dropa sua 1ª onda com o single “Twisting Sister”

Surf finlandês: Halibears dropa sua 1ª onda com o single “Twisting Sister”

Banda prepara evento antecipando o álbum agendado para 2021

Por Luiz Athayde

Finlândia pode não ser o primeiro destino escolhido pelos surfistas, mas é certamente a mais requisitada quando o assunto é heavy metal.

Obviamente não é só isso. Aquele pequeno e gélido país no extremo norte do planeta sempre foi um grande celeiro musical dos mais variados estilos, incluindo, por que não… Surf rock? Melhor: com boas doses de soul. Com vocês, os “ursinhos carinhosos” da música praiana, Halibears.

Explicando o nome: quem foi criança e adolescente no Brasil nos entre os anos 90 e 2003 ao menos ouviu falar nos Care Bears, aqui exibido como Ursinhos Carinhosos. Em finlandês “hali” quer dizer “abraço”, e foi o que os ursos (bears) Kim Rantala (órgão Farfisa), Raine Kokkinen (bateria), Riku Karvonen (guitarra) e Tero Palo (baixo) fizeram ao criar a banda, um verdadeiro abraçaço temporal entre Link Wray, Dick Dale e um “toque saudável” de influências modernas.

Mas, curiosamente, a ideia inicial não era bem essa. A gênese se deu com  Rantala e Kokkinen, naqueles papos de “vamos montar uma banda?”.

“Ele [Raine Kokkinen] tinha ideias para as músicas e me perguntou se eu queria fazer esse projeto com ele. Primeiro era para ser hiphop instrumental, mas quando encontramos o som “surf” para teclas e guitarra, mudamos todas as músicas com este conceito.Chamamos o estilo de Rhythm’n’surf”, disse Kim Rantala em exclusiva para o Class of Sounds.

Sem perder tempo, os músicos entraram em estúdio para gravar o primeiro álbum, programado para sair no começo 2021. Kim comenta: “Os sons são na vibe dos anos 60 e 70, mas ainda com um toque moderno. Foi difícil encontrar qualquer referência para a mixagem e masterização, então eu fiz minha própria versão “moderna” do som de surf.”

Por outro lado, a banda resolveu dropar sua primeira onda, com direito a vídeo DIY (abreviatura em inglês para “faça você mesmo”), o single “Twistting Sister”. “O vídeo é feito no estilo oldschool. 3 luzes coloridas e uma dança na frente do pano. Muito simples, mas funciona com a música”, disse o músico que também dirige o selo alternativo 3rd Rail Music.

Confira o resultado do primeiro aperitivo abaixo:

No próximo dia 8 a banda fará sua primeira apresentação no Juttutupa, um dos restaurantes mais antigos do país, na capital Helsinque, com repertório focado em seu vindouro registro.

Por último e não menos importante (sobre os músicos):

+ Todos os integrantes possuem renome nacional. As credenciais de Raine Kokkinen, Tero Palo e Riku Karvonen incluem trabalhos com artistas das mais variadas esferas da música pop local, como Chisu, Huba, Sari Kaasinen e muitos outros.

+ Dos inúmeros trabalhos do multi-instrumentista, DJ e produtor Kim Rantala vale citar seu período comandando os teclados da banda de prog/death metal melódico Amorphis entre 1996 e 1998; além de figurar o coletivo Hip Hop Jätkäjätkät juntamente com o rapper Asa Masa e (pasme) ter excursionado com a lendária brigada jazzística carioca Azymuth em uma turnê europeia.

Mais Halibears pode ser conferido nos links:

Facebook
Instagram
Spotify

Tidal
3rd Rail Music

Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './classofs_wp/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 9627 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe uma resposta

Fechar Menu