Paranoia Musique lança 6ª edição da clássica coletânea gótica “De Profundis”

Paranoia Musique lança 6ª edição da clássica coletânea gótica “De Profundis”

Vox Lugosi, Lunar Dream e Tempos de Morte são alguns nomes da nova safra a figurar o registro da classe de 2020

Por Luiz Athayde

Nem tudo está perdido, mesmo nas sombras. Em tempos de quarentena – que no Brasil, no fundo nunca existiu –, com bandas impossibilitadas de se apresentarem ao vivo, a alternativa viável e necessária é registrar o potencial criativo. Preferencialmente em um álbum, ou no caso, em uma mega compilação: De Profundis –  Spatio Socialis.

Com o primeiro volume editado pelo lendário carimbo paulistano Baratos Afins há exatos 20 anos, a sexta edição chega em ritmo de comemoração, graças a curadoria assinada pela Arcadia Records, que fez uma seleta de 24 dos vários nomes que vêm surgindo no perímetro obscuro tupiniquim nos últimos anos.

O registro tem chancela do carimbo independente Paranoia Musique, que além de disponibilizar o álbum via streaming, liberou o mesmo para download, totalmente gratuito, incluindo cinco zines em formato pdf, lançados ao longo dos anos.

Outro ponto importante na coletânea é a homogeneidade qualitativa em meio a diversidade no decorrer das faixas; seja por caminhos viscerais, como o Vox Lugosi, em “Futuro”, ou pelas belas nuances eletrônicas do Lunar Dream, ambos de Brasília, ao apresentar a faixa “Between The Lines”.

Ainda: a velha escola devidamente representada pela banda paulista Elegia, com a faixa “Holiness”, e mesmo pelo novíssimo Nouvelle Vie, contando com membros da velha guarda da cena gótica de São Paulo. Trocando em miúdos, ponto alto é uma mera questão de favoritismo.

A masterização ficou a cargo de Diego de Oliveira, enquanto que a bela arte leva a autoria de Ricardo Santos.

Embora se trate de um registro 0800, o ouvinte tem a opção de pagar a quantia desejada via “name your price”, com o valor da receita sendo destinado às mulheres vítimas de violência doméstica; uma pegada não apenas nobre, como condizente com o timing, já que os números aumentaram consideravelmente nos tempos de isolamento.

Musicalmente, a nova edição De Profundis vai além de um mero apanhado de bandas independentes: é um breve panorama do cenário dark nacional, orientado pela força da expressão de acordo com a estrutura cabida a cada artista, e também mostrando que a agonia, o desespero, a apatia e mesmo o inconformismo, seguem firmes do Oiapoque ao Chuí.

Ouça De Profundis –  Spatio Socialis no Bandcamp.

Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './classofs_wp/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 8423 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe uma resposta

Fechar Menu