Morre Denise Johnson, cantora do Primal Scream, New Order e Pet Shop Boys aos 56 anos
Foto: Melanie Smith

Morre Denise Johnson, cantora do Primal Scream, New Order e Pet Shop Boys aos 56 anos

Causa exata da morte não foi revelada

Por Luiz Athayde

Morreu aos 53 anos a cantora britânica Denise Johnson, essencialmente conhecida por suas participações no grupo escocês Primal Scream. O falecimento foi confirmado por um amigo via Twitter, assim como pela família, que revelou (via BBC) que ela “morreu repentinamente” após uma doença.

Além da banda liderada pelo vocalista Bobby Gillespie, Johnson também figurou registros de outros nomes importantíssimos da cena indie/eletrônica inglesa, como New Order, A Certain Ratio e Pet Shop Boys, e se encontrava nos prepares finais de seu álbum solo, Where Does It Go, agendado para sair no dia 25 de setembro.

Mais colaborações incluem o projeto Electronic (de Bernard Sumner, do New Order e Johnny Marr, dos Smiths), e atividades solo de Ian Brown (ex-Stone Roses), Michael Hutchence (INXS) e Bernard Butler (Suede).

Sua história no cenário alternativo britânico não veio ao acaso. Nascida de mãe jamaicana na Manchester da classe de 1961, Johnson cresceu com muito reggae e ska, passando a cantar profissionalmente cantando covers nos anos 80, e posteriormente se juntando ao grupo de soul Fifth of Heaven no desfecho daquela década.

Ingressou no Primal Scream como vocalista convidada após assistirem sua performance frente ao duo eletrônico Hypnotone, e figurou nada menos que o maior clássico da banda, Screamadelica, e justamente em dois dos maiores hits, “Loaded” e “Don’t Fight I, Feel It”.

Em entrevista para a Louder Than War, Johnson chegou a comentar que gravar com o grupo era “mais como curtir uma noitada e de vez em quando cantar”. A cantora excursionou com o Primal Scream de 1990 a 1995; além de participar das apresentações de aniversário de Screamadelica em 2010.


Errata: esta matéria foi alterada em 27 de julho de 2020 para substituir a imagem principal. Um erro de legenda na foto nos levou a publicar uma foto que não era de Johnson, como reinvidicado, assim como a idade da cantora.

Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe uma resposta

Fechar Menu