Ex-HIM, Ville Valo volta com EP solo, “Gothica Fennica Vol.1”
Foto: Getty Images

Ex-HIM, Ville Valo volta com EP solo, “Gothica Fennica Vol.1”

Cantor finlandês reaparece três anos depois a dissolução de sua bem-sucedida banda

Por Luiz Athayde

Ville Valo está de volta. Após pequeno hiato oriundo da dissolução do HIM, em 2017 o cantor, compositor e ocasionalmente guitarrista finlandês de Helsinki deixou sua marca na classe de 2020 intitulando-se apenas VV.

Gothica Fennica Vol.1 não é necessariamente sua estreia discográfica como artista solo, se olharmos para seu currículos sônico envolvendo parcerias a perder de vista, com diversas bandas e artistas de seu país natal.

Até mesmo um single, “Olet mun kaikuluotain” foi lançado em 2016; além do fruto de um fechamento com a lendária falange local, Agents, intitulado Agents & Ville Valo viu a luz do dia em fevereiro de 2019.

Mas neste registro, o finlandês vem completamente só com 3 composições que em praticamente nada alteram a fórmula que rendeu o mega sucesso mundial adquirido ao longo dos anos de atividade com sua então banda principal.

As primeiras notas de “Salute the Sanguine” já mostram que se composta em 2001, teria figurado facilmente uma das principais faixas de Deep Shadows and Brilliant Highlights, dada a sua dinâmica pop de flertes góticos.

“Run Away from the Sun” vem com cara de balada e com o grude típico de qualquer ‘best of’ que se preze. Não à toa, a faixa já começa no refrão…

De afinação baixa e pegada quase Doom (quase…) “Saturnine Saturnalia” encerra o 7 polegadas com aquele gosto de quero mais, inclusive para quem odeia esse tipo de música, já que a máxima aqui é grudar nos ouvidos e não soltar mais.

Talvez de caráter aperitivo, Gothica Fennica Vol.1 é Valo dizendo apenas: “gente, estou vivo”, e se bobear ele solta um: “vem mais por aí”; porque goste ou não, seu talento para fazer pop com distorção é nato, e é o que os ouvidos precisam em tempos tão caóticos e “virais” como esse.

Ouça Gothica Fennica Vol.1 no Spotify.

Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe uma resposta

Fechar Menu