Você está visualizando atualmente Clan of Xymox – Spider on the Wall

Clan of Xymox – Spider on the Wall

Pioneiros do darkwave ainda soam fortes mesmo após tantos anos quebrando pedras

Por Luiz Athayde

Sobreviver de música nunca foi fácil. Agora nesses tempos de pandemia, nem se fala. E quando se trata da esfera gótica, pode ter certeza que as dificuldades vão para a estratosfera.

Mas, como a arte segue servindo de alimento para a alma de muitos, os fãs de dark podem se regozijar de um grupo que mantém vívida suas atividades após quase 40 anos: Clan of Xymox.

Mudanças de nome e formação fazem parte da história do vocalista, guitarrista, compositor e líder Ronny Moorings. Porém, é sua importância na fomentação do que viemos a conhecer como darkwave que fala mais alto.

O que dizer de álbuns essenciais do gênero, como o autointitulado de 1985, Medusa (1986), e mesmo Twist of Shadows, na época assinando como Xymox?

Ainda que as produções continuassem ativas nos anos seguintes, seus holofotes nunca estiveram tão acesos desde a década de 80.

Nos últimos anos, simplesmente pipocaram bandas inspiradas no grupo neerlandês, e com isso, parcerias mil, incluindo turnês conjuntas e assinaturas em singles de remixes.

Inclusive, mesmos singles que anteciparam o lançamento do aguardado Spider on the Wall, novo álbum em três anos – embora pareça mais, devido a quarentena.

E olha, inspiração não faltou. Vide os aperitivos “She”, “Lovers” e “All I Ever Know”. Além de termos do pós-punk clássico ao synthpop; do EBM quase harsh de “When We Were Young” às nuances que consagraram a banda, como em “Into the Unknown”.

Ou “Black Mirror”, com seu estilo  “dá licença The Sisters of Mercy”. Ainda que “My New Lows” case mais com os ótimos momentos de In Love We Trust, um dos grandes discos do Clan dos anos 2000.

São apenas alguns exemplos de um álbum correto para essa efervescência dark: flertes com suas raízes, passado recente e, ainda assim, soando atual. Mas, melhor: longe de um pastiche de si mesmo.

Em suma, Spider on the Wall é a velha escola em plena forma, sob teias de uma aranha que ainda tem muito veneno para soltar.

Ouça Spider on the Wall no Bandcamp:

Deixe um comentário